Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2011 - 10h16

Suspeito quis matar prefeito de Jandira (SP) para ter seu cargo, diz polícia

Publicidade

DE SÃO PAULO

Investigações da polícia apontam que o ex-secretário de Habitação de Jandira (Grande São Paulo) Wanderley de Aquino (PSB) queria ser prefeito após o assassinato do então detentor do cargo Walderi Braz Paschoalin (PSDB). A informação é da reportagem de Afonso Benites e André Caramante publicada na edição desta terça-feira da Folha (íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Câmera flagra ex-PM suspeito de receber dinheiro antes da morte do prefeito de Jandira
Secretário de Segurança anuncia reforço do policiamento em Jandira (SP)
Polícia prende ex-policial, 7º suspeito pelo assassinato do prefeito de Jandira

Aquino está preso sob a suspeita de ser o mandante do crime, ocorrido em 10 de dezembro quando o prefeito chegava a uma rádio local. Ele nega envolvimento. Conforme policiais ouvidos pela Folha, o ex-secretário seria demitido em janeiro de 2011 após um desentendimento com o prefeito sobre supostas propinas que eram pagas por empresários que tinham negócios com a prefeitura.

Após a discussão, teria começado a trama, diz a polícia. Aquino teria contratado assassinos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital) para matar o prefeito.
A ideia era que, com a cadeira dele vaga, a vice-prefeita Anabel Sabatine (PSDB) não assumisse o cargo por medo. Antes do prefeito, outros dois políticos, um vereador e um suplente de vereador, tinham sido mortos.

Dessa forma, com a renúncia da vice-prefeita, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Wesley Teixeira (PSB), assumiria a função e teria de convocar eleições indiretas. Aquino, então, seria candidato ao cargo e usaria o dinheiro arrecadado com propinas para convencer os parlamentares a votar nele.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página