Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2011 - 21h25

Região serrana do Rio tem pelo menos seis casos de leptospirose

Publicidade

GABRIELA CANSECO
DO RIO

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio divulgou balanço nesta quarta-feira com seis casos confirmados de leptospirose na região serrana após as chuvas.

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas no Rio e SP
Veja cobertura sobre chuvas na região serrana do Rio

Um caso é de Teresópolis, de um menino de 12 anos, que já havia sido informado. Os outros cinco são de Nova Friburgo.

No entanto, a prefeitura da cidade afirma que os casos ainda não foram confirmados laboratorialmente. De acordo com a Secretaria de Comunicação do município, o resultado dos exames, feitos ontem, ainda não ficaram prontos.

Apesar de não constar na lista da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto afirma haver um caso confirmado da doença na cidade. Segundo a prefeitura, um homem está internado em estado grave.

O homem que teria contraído a doença mora na localidade de Santa Fé, um das mais atingidas pelas águas no município. Ele é vizinho da dona de casa Ilair Pereira de Souza, que estava ilhada numa casa sendo destruída pela enxurrada, quando foi resgatada com uma corda por moradores no dia 12.

Após as enchentes, outras doenças também tem atingido a população da região serrana. Nos abrigos em Nova Friburgo, a prefeitura registrou nove casos de vômito e diarreia em crianças e três casos de catapora.

Editoria de Arte/Folhapress

LEPTOSPIROSE

A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria presente na urina de ratos, ratazanas e camundongos, com risco maior de contaminação em situação de enchentes.

Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, principalmente na panturrilha, além de vômitos, diarreia e tosse. Nos casos mais graves, pode ocorrer amarelamento da pele e dos olhos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página