Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2011 - 19h05

DPs da zona sul de SP lideram registro de assassinatos

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Distrito Policial do Parque Santo Antônio, na zona sul de São Paulo, lidera o registro de assassinatos no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pela Secretaria da Segurança Pública.

Homicídios caem 19% no Estado de SP no 1º tri de 2011
Cidade de SP registra queda de 41% nos homicídios

O 92º DP, que abrange uma área de 16 km2, registrou 3 vítimas de homicídios dolosos --com intenção-- em janeiro, 12 em fevereiro e outros 2 em março --17 no total.

Em seguida estão dois distritos vizinhos ao 92º: o 37º DP (Campo Limpo), que registrou 11 vítimas no mesmo período, e o 47º (Capão Redondo), com 9 vítimas. Ao todo, 18 dos 93 DPs de São Paulo não registraram nenhuma vítima assassinada no período.

Esta é a primeira vez que a secretaria divulga as estatísticas criminais por distrito policial --antes, eram divulgados apenas por cidades, de três em três meses.

A medida foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em março, e segue resolução que estabeleceu os novos parâmetros.

A mudança de orientação ocorreu após reportagem da Folha mostrar que o sociólogo Túlio Kahn, que foi por muitos anos responsável pela coordenação das estatísticas criminais, mantinha uma empresa que comercializava estudos com base nelas.

Publicamente, Kahn defendia o sigilo do mapa da violência por distritos, sob o argumento de que, se tornados públicos, os dados poderiam desvalorizar imóveis em regiões específicas.

Kahn afirma que jamais violou o sigilo dos dados criminais, mas foi afastado de suas funções por Alckmin.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página