Com frota maior, região de Ribeirão Preto adota restrições no trânsito
A explosão da frota de veículos nas quatro maiores cidades da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) está fazendo com que prefeituras adotem medidas de restrição no trânsito para melhorar o tráfego nas vias mais importantes. A principal medida é a eliminação de estacionamentos.
Segundo especialistas, com a alta do total de automóveis --de 491 mil, em 2003, para 981 mil, neste ano-- apareceram também problemas de mobilidade urbana, com congestionamentos e lentidão no tráfego de veículos, principalmente nos horários de pico.
Entre as maiores cidades, Ribeirão Preto é a que está mais atrasada em relação a medidas efetivas no combate a lentidão do trânsito.
Enquanto a prefeitura faz uma pesquisa para saber qual a preferência da população em relação às ruas e avenidas que podem ter estacionamentos proibidos, Franca, Araraquara e São Carlos já iniciaram mudanças.
Em Franca (400 km de São Paulo), a prefeitura concluiu no fim de semana a extinção de 329 vagas de estacionamento no centro.
Nesta segunda-feira (9), no primeiro dia com o novo modelo de tráfego totalmente concluído, houve reclamações. A associação comercial é contra a medida.
"As cidades crescem, mas o tamanho das ruas é o mesmo, por isso a medida foi adotada", afirmou o secretário de Segurança e Cidadania, Sérgio Buranelli.
Em Araraquara (273 km de São Paulo), a prefeitura iniciou o que está chamando de revitalização da Alameda Paulista, uma das principais vias da cidade.
Vice-prefeito e também coordenador de mobilidade urbana, Coca Ferraz (PDT) afirmou que o município eliminará 150 vagas em trecho da Alameda. E estuda, ainda, estender a providência para outras vias, como a rua Maurício Galli e a avenida Francisco Vaz Filho.
Edson Silva/Folhapress | ||
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Enconto de avenidas no centro de Araraquara, que podem sofrer restrição de estacionamento |
Para compensar a perda de vagas, ruas transversais de mão dupla serão transformadas em mão única e terão estacionamentos em 45 graus (na diagonal) --o que, segundo Coca, vai proporcionar a criação de mais 300 vagas.
CORREDOR
Já a Prefeitura de São Carlos (232 km de São Paulo) informou que houve proibição de se estacionar em trechos da rua Major José Inácio e da avenida São Carlos. Na Bento Carlos foi implantado um corredor exclusivo para o tráfego de ônibus.
Já em Ribeirão, a prefeitura estuda eliminar vagas em avenidas e ruas para dar maior fluidez ao trânsito.
O diretor de transportes da Transerp (empresa de trânsito), José Mauro de Araújo, afirmou que estão sendo avaliados para a implementação da medida trechos de 35 vias.
Especialistas aprovam as medidas. O engenheiro Luimar Heck Paes Leme, professor do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão, classificou as mudanças como "imprescindíveis".
"A supressão de vagas de estacionamento é de vital importância para o transporte. Não há outra forma de melhorar o tráfego."
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