Publicidade
Publicidade
Ribeirão Preto
Maria-fumaça volta a fazer parte da vida de cidades do interior de SP
Publicidade
FELIPE AMORIM
DE RIBEIRÃO PRETO
As locomotivas que um dia foram símbolo do progresso no interior paulista deverão voltar à paisagem da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), mas agora dando ritmo ao turismo cultural.
Dois projetos, um em São Carlos, outro ligando Sertãozinho a Pontal, pretendem resgatar o passado ferroviário das cidades e criar linhas turísticas de passageiros.
- Roteiro ferroviário na região de Ribeirão Preto passará por museus do café e da cana
- Malha ferroviária encolheu 45% em 70 anos no Estado de SP
- Em São Carlos, primeira ferrovia surgiu em 1884
A ideia é unir o apelo saudosista das viagens de trem à diversão de um passeio pelo interior do Estado, rico em informações históricas.
O Brasil possui 33 trens turísticos, 15 deles circulando por São Paulo. Há projetos para outras duas ferrovias turísticas no Estado, com as linhas São Roque-Mairinque e Araçatuba-Birigui.
As prefeituras de Sertãozinho, Pontal e São Carlos trabalham para finalizar os projetos buscar financiamento.
Edson Silva/Folhapress | ||
Maria-fumaça que está sendo reformada na estação ferroviária de São Carlos |
Como opções, há desde o patrocínio de empresas por meio da Lei Rouanet até o pedido de verbas ao Ministério do Turismo. A meta é colocar os trens para rodar até 2015.
Em São Carlos, a proposta é restaurar uma locomotiva a vapor do fim do século 19, hoje em exposição na estação ferroviária, e construir 1,7 quilômetro de ferrovia.
Ela partirá de uma propriedade rural às margens da rodovia Washington Luís e irá até a antiga estação do Pinhal, a três quilômetros da Casa do Pinhal, fazenda que abriga um memorial sobre a fase áurea do café no Estado.
A restauração da locomotiva e a implantação dos trilhos custariam R$ 6 milhões, segundo Geraldo Godoy, consultor da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), que presta consultoria ao projeto.
Já a ferrovia que quer ligar Sertãozinho a Pontal irá encontrar 90% dos trilhos preservados. A conservação do trecho, sem uso desde a década de 1970, era uma contrapartida exigida pela FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), que operava o trecho.
O desafio agora é achar uma maria-fumaça, apelido das locomotivas a vapor.
O diretor do departamento de cultura e turismo da Prefeitura de Sertãozinho, João André da Rocha, disse que há negociações para adquirir um exemplar do trem.
O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e a FCA, segundo Rocha, cederam vagões e uma locomotiva a diesel. O restauro dos equipamentos custaria R$ 1,5 milhão.
Ele disse não ter estimado ainda os custos para a preparação da linha e das estações.
O consultor da ABPF defende as antigas marias-fumaças. "São um patrimônio histórico, que representa o início das ferrovias no mundo todo."
Edson Silva /Folhapress | ||
Antiga estação ferroviária Francisco Schmidt, na fazenda Vassoural, em Pontal, na região de Ribeirão Preto |
+ CANAIS
- Acompanhe a editoria de Cotidiano no Twitter
- Acompanhe a Folha no Twitter
- Conheça a página da Folha no Facebook
+ NOTÍCIAS
+ Livraria
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Sem PM nas ruas, poucos comércios e ônibus voltam a funcionar em Vitória
- Sem-teto pede almoço, faz elogios e dá conselhos a Doria no centro de SP
- Ato contra aumento de tarifas termina em quebradeira e confusão no Paraná
- Doria madruga em fila de ônibus para avaliar linha e ouve reclamações
- Vídeos de moradores mostram violência em ruas do ES; veja imagens
+ Comentadas
- Alessandra Orofino: Uma coluna para Bolsonaro
- Abstinência não é a única solução, diz enfermeira que enfrentou cracolândia
+ EnviadasÍndice