Obras do PAC vão melhorar mobilidade, diz Prefeitura de Ribeirão Preto
Sem previsão de início, as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal são a aposta da prefeitura para solucionar os problemas de mobilidade urbana em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).
Em fevereiro, a administração assinou contrato que liberava R$ 413 milhões de investimentos -sendo cerca de 17% do governo local- para obras de saneamento, abastecimento e mobilidade.
Estão previstas a construção de quatro viadutos, quatro pontes, dois túneis, uma passarela e mudanças viárias em quatro avenidas. O convênio prevê o término das obras em quatro anos.
Edson Silva/Folhapress | ||
Pedestre e ciclista utilizam ciclovia na Via Norte, uma das medidas previstas em obras de mobilidade |
Além das obras em locais específicos -a maior parte na região central-, o projeto prevê a construção de corredores de ônibus. O objetivo é aumentar a velocidade do transporte coletivo para incentivar o seu uso.
De acordo com a Transerp, nos horários de pico de trânsito o tempo médio de viagem dos ônibus é de 40 minutos. Nos carros, é de 20 minutos. A intenção é igualar o tempo das viagens.
Para incentivar o transporte público, o projeto prevê a construção de pontos de ônibus com horário das linhas e mapas delas e dos arredores.
O gerente de planejamento e projetos da Transerp, Fernando Antunes, que elabora o projeto de algumas obras de mobilidade do PAC, disse que o transporte coletivo era uma das exigências para a liberação da verba federal.
De acordo com Antunes, em uma cidade como Ribeirão, com a 17ª maior frota de veículos do país, a alternativa para a mobilidade urbana é o transporte coletivo.
Segundo ele, a prefeitura ainda não finalizou os projetos e por isso não é possível afirmar onde serão os corredores de ônibus. O projeto prevê a construção de 56 quilômetros de corredores.
OBRAS PREVISTAS
1) Viaduto na J. Gonçalves com Francisco Junqueira
2) Passarela entre a rodoviária e o camelódromo
3) Pontes nas ruas José Bonifácio e Visconde de Inhaúma, sobre o córrego
4) Túnel entre a Presidente Vargas e a Independência
5) 279 abrigos padronizados em corredores de ônibus
6) Dois terminais no centro e 8 mini-terminais em bairros
7) 56 km de faixas exclusivas para o transporte público
8) 30 km de ciclovias integradas ao transporte
9) Paisagismo ao longo da extensão do corredor
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