Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Maior artilheiro da era Felipão, Fred já marcou o gol mais rápido do futebol

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Maior artilheiro da era Felipão na seleção brasileira, Fred, 29, sempre foi um atacante debochado, se envolveu em polêmicas fora das quatro linhas e esteve até ameaçado de ser dispensado do América-MG em 2003.

No entanto, um gol histórico e o faro de artilheiro fizeram com que o atacante se tornasse um dos principais nomes dos clubes por onde passou.

A carreira de Fred esteve ameaçada em 2003. Ele foi incluído em uma lista de dispensa do América-MG após atos de indisciplina fora do campo. A situação piorou quando ele foi expulso logo na primeira rodada da Copa São Paulo de juniores. Porém, o jogador só não foi mandado embora porque sua estrela brilhou na última partida do time no torneio.

O atacante marcou um gol do meio de campo logo aos 3 segundos. Na oportunidade, o gol foi o mais rápido do futebol mundial.

"Aquele gol chamou a atenção de vários clubes. Antes da competição, conversamos e fizemos uma pressão que não levaríamos o Fred para a Copa São Paulo por conta de algumas indisciplinas. Ele entendeu, pediu desculpas para o grupo e disputou o torneio. No retorno, o Fred estava em uma lista de jogadores que seriam emprestados. Ele foi chamado para o time principal que não tinha atacante, entrou e começou a fazer gols", contou Hamilton Lima, técnico da equipe sub-20 do América na época, à Folha.

"Foi um gol fundamental na minha carreira. Eu tinha sido expulso no primeiro jogo da Copa São Paulo, já diziam que eu estava na lista de dispensas e aquele gol foi importante para que eu continuasse no clube", disse Fred em entrevista ao site "Superesportes" em abril do ano passado.

Hamilton Lima afirmou que Fred sempre foi muito aplicado nos treinos de fundamento, mas era relaxado nas atividades físicas. "O Fred era o que é hoje. Ele sempre teve estrela para fazer gol. Estava sumido de campo, a bola aparecia e ele guardava. Nos treinos, ele era aplicado nos fundamentos, mas na parte física era mais devagar. Mas sempre foi um líder", relatou o treinador.

No Campeonato Mineiro, o atacante terminou como vice-artilheiro com dez gols. No ano seguinte, marcou mais 12 vezes e foi novamente vice-goleador do Estadual.

Com o faro de artilheiro, Fred se transferiu para o Cruzeiro, onde ficou um pouco mais de um ano e fez 56 gols em 71 jogos.

Os gols de Fred chamaram a atenção do Lyon. Logo em sua primeira temporada na França, o atacante marcou 14 vezes no Campeonato Francês. No total, foram 43 em 125 partidas.

Porém, o jogador não colecionou apenas gols na carreira. Insatisfeito com a reserva, Fred forçou sua saída do clube francês e retornou para o futebol brasileiro. Em 2009, acertou com o Fluminense.

No clube carioca, o atacante sofreu com lesões musculares. Em 2010, ficou mais de dois meses afastado dos gramados em virtude de um estiramento na panturrilha esquerda. Com a contusão, fez exames por conta própria e criticou duramente o coordenador médico do Fluminense, Michael Simoni, que pediu demissão.

Um ano depois, Fred se envolveu em nova confusão. Ele foi perseguido por um grupo de torcedores após sair de um bar em Ipanema. O jogador ameaçou deixar o clube, mas acabou permanecendo.

No início deste ano, um vídeo do atacante beijando uma fã em pleno trânsito também gerou polêmica.

Vídeo
Na seleção brasileira, Fred teve divergências com Mano Menezes. Ele chegou a dizer que 'não tinha mais esperanças de ir para a seleção enquanto Mano estivesse no comando'.

Mesmo com os problemas, Fred foi o principal nome do Fluminense na arrancada para fugir do rebaixamento para a Série B do Brasileiro em 2009. Ele ainda levou o clube aos títulos de 2010 e 2012 do Nacional.

Apesar dos gols, o atacante não foi convocado por Dunga para a disputa da Copa do Mundo-2010. Ele voltou à seleção brasileira com Mano Menezes, com quem também teve desavenças.

Com Felipão, o atacante mostrou faro de gol logo na primeira partida quando marcou na derrota para a Inglaterra. Desde então, virou titular. Quando passou a ser questionado, marcou dois gols na vitória da seleção brasileira sobre a Itália por 4 a 2, no sábado.

Com os gols, se tornou ao lado de Neymar o maior goleador da era Felipão --6.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página