Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
 


 Dia 03.04.03

     

 


Palhaçada Estratégica

O combate à criminalidade no Brasil deve ser feito como um todo, e não com ações de solução de continuidade, que são, na grande maioria das vezes, içadas à mídia em tons dantescos.

O que ocorre é que as medidas paliativas já não bastam para a derrocada das organizações criminosas, ou seja, ou se vai ao âmago da questão ou se admite a derrota. E, muitíssimas vezes, a mobilização para questões graves requer uma solução conjunta e integrada, histórico com certo vácuo em nossas instituições .

Ao cobrar patriotismo de certos Estados, faltou a certo Ministro a cobrança de patriotismo à União; o medo de TODOS os Estados em receber um certo Sr. Fernando decorre da visão tácita de que os passos dados em relação à violência (suas causas e conseqüências) são PALIATIVOS, DESCONEXOS, CARNAVALESCOS, ANACRÔNICOS .

Se todos os poderes da União visassem ao mesmo fim ( o bem estar amplo e geral da sociedade ) e funcionassem como um organismo harmônico o corpo social caminharia para uma paz verdadeira .

Criminosos de altíssima periculosidade deveriam ser julgados por advogados públicos, onde estes ficariam sujeitos a um rigoroso controle de movimentação patrimonial; dinheiro ilícito deveria ir para ações sociais. E tais bandidos não deveriam ser alçados à condição de heróis de grande vulto e coragem,inabaláveis e invencíveis .

Qual a importância de se citar o patrimônio de um famoso traficante, bem como o fato de ele, na nova prisão em que se encontra ter, como dejejum, leite e pão simples ?

Os Estados precisam ser patrióticos, é bem certo, mas o Governo Federal tem obrigação de saber certas verdades antes de dar declarações sem fundamento jurídico, técnico e social: O Piauí não é covarde, cuida , com todas as limitações e problemas inerentes a um Estado pobre, da sua segurança .

Não há acéfalos aqui que, precipitadamente, digam que em quarenta dias uma penitenciária que mal se mantém em pé tem condições de abrigar temido traficante e outros mais. É nisso que dá achar que o Piauí não está no mapa .

O Brasil precisa de ações sociais, desenvolvimento humano, educação, trabalho e cidadania em larga e total escala; nada de esmolas ou subserviências medíocres. Precisamos valorizar o nosso potencial humano e não resvalar para a hipocrisia.


Márcia Portela

 

 
                                                Subir    
 
   ANTERIORES
  "A precariedade do ensino da Matemática no Brasil"
Projeto verde do Ibirapuera foi concebido por Burle Marx, diz leitor
Imprensa chapa branca: um caso escandaloso
Reprovação agride os direitos dos estudantes, defende Apeoesp
Pedagoga questiona americanização da cultura brasileira na escola
Progressão continuada é uma espécie de "comunismo do ensino", acredita leito
Leitor critica sistema de progressão continuada na educação
"Gilberto, você está fora da realidade", critica leitor
Vamos cobrar o que os Candidatos não prometem
Leitor discute proposta de substituição do vestibular elaborada por Ciro Gomes
Essa lição eu aprendi...
No Brasil, quem vai decidir quem é negro ou pardo?
"Quem transformar a USP num 'Palácio de Cristal'
"Com vontade, é possível mudar"
"A fase de 0 aos 3 anos é fundamental no desenvolvimento de todo indivíduo"
"Você descola o episódio da Roseana Sarney da política"
Não adianta fingir que em casa estão seguros
"Me espantam seus comentários sobre Lula", Sérgio Zeigler
"Não é novidade o que a mídia faz com personalidades e conceitos", Vilma Moreira