Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
 


 Dia 06.09.02

     

 

Progressão continuada é uma espécie de "comunismo do ensino", acredita leitor

Longe de mim querer que as crianças repitam de ano. Eu só acho que o governo deveria então preparar os professores e dar condições aos professores - e também aos alunos - para que possam aprender em um sistema de progressão continuada, antes de implantá-lo.

Esse sistema, ao meu ver, é uma espécie de "comunismo do ensino", onde todos tem direitos iguais. Na teoria é muito bonito, mas na prática, os que antes não aprendiam continuarão sem aprender e os que antes aprendiam, não vão mais aprender, porque a qualidade cai e o aluno fica desmotivado a estudar.

Resolve? Aquela criança que antes não conseguia aprender, pode se sentir melhor, porém o ensino público cairá em um descrédito total, facilitando muito para a privatização do ensino. Eu acho que o sistema anterior de ensino agregado com os programas sociais que, por exemplo, a Marta Suplicy vem fazendo aí na capital, dão muito mais resultado na formação do aluno.

E acredito que é necessário também fazer uma reciclagem geral nos professores, proporcionando cursos nas escolas e dando condições para que eles façam curso superior.

Na época que eu estudei na escola pública (84/92), o fiz em escolas de bairro pobre aqui no interior, que não tinham boa qualidade de ensino, mas era bem melhor que as de hoje. Hoje, a grande maioria dos alunos são totalmente desinteressados na aula, os professores levam filmes impróprios (Todo mundo em pânico) para a sala de aula, para alunos de 4a. série, os professores não sabem lhe dar com alunos com diferenças de personalidades... Está tudo errado.

Eu acho realmente que a progressão continuada foi a maneira que o governo encontrou de economizar, em vez de contribuir com o ego da criança, que não consegue aprender por outros problemas. Solucione então os problemas das crianças, e não passar elas de ano sem aprender.

A ação tem que ser desde a família da criança. Dar assistência a toda a família primeiro. Gostos dos programas como o Vai-e-Volta, Renda Mínima e do Bolsa Escola. Se aplicar estes três programas sociais em toda a rede de ensino, e agregar mais algum que dá acompanhamento psicológico a todas as famílias carentes, acredito que não precisamos de progressão continuada. E se depois disso, fizermos um ótimo programa de reciclagem e formação continuada de professores, daí sim poderíamos talvez ingressar em um sistema de progressão continuada com melhor condições. Mas ainda estamos muito longe dessa realidade.

Admiro seu trabalho com as crianças, porque já vi a respeito na Cultura, gostei e acho que você é uma pessoa dedicada nessa área. Porém, acho que temos algumas diferenças de pensamento, mas isso é bom. Pode até ser que esteja dizendo bobagem, mais se assim for, um dia eu verei.

Adriano da Silva
Americana-SP

 

 
                                                Subir    
 
   ANTERIORES
  Leitor critica sistema de progressão continuada na educação
"Gilberto, você está fora da realidade", critica leitor
Vamos cobrar o que os Candidatos não prometem
Leitor discute proposta de substituição do vestibular elaborada por Ciro Gomes
Essa lição eu aprendi...
No Brasil, quem vai decidir quem é negro ou pardo?
"Quem transformar a USP num 'Palácio de Cristal'
"Com vontade, é possível mudar"
"A fase de 0 aos 3 anos é fundamental no desenvolvimento de todo indivíduo"
"Você descola o episódio da Roseana Sarney da política"
Não adianta fingir que em casa estão seguros
"Me espantam seus comentários sobre Lula", Sérgio Zeigler
"Não é novidade o que a mídia faz com personalidades e conceitos", Vilma Moreira
"Sonia foi infeliz ao alardear seu vício"
Marcos Wassilevski
"O plano de Silvio Santos é incoerente e inconsequente" Tommy Pietra