|
Progressão
continuada é uma espécie de "comunismo
do ensino", acredita leitor
Longe
de mim querer que as crianças repitam de ano.
Eu só acho que o governo deveria então
preparar os professores e dar condições
aos professores - e também aos alunos - para
que possam aprender em um sistema de progressão
continuada, antes de implantá-lo.
Esse sistema, ao meu ver, é uma espécie
de "comunismo do ensino", onde todos tem direitos
iguais. Na teoria é muito bonito, mas na prática,
os que antes não aprendiam continuarão
sem aprender e os que antes aprendiam, não vão
mais aprender, porque a qualidade cai e o aluno fica
desmotivado a estudar.
Resolve? Aquela criança que antes não
conseguia aprender, pode se sentir melhor, porém
o ensino público cairá em um descrédito
total, facilitando muito para a privatização
do ensino. Eu acho que o sistema anterior de ensino
agregado com os programas sociais que, por exemplo,
a Marta Suplicy vem fazendo aí na capital, dão
muito mais resultado na formação do aluno.
E acredito que é necessário também
fazer uma reciclagem geral nos professores, proporcionando
cursos nas escolas e dando condições para
que eles façam curso superior.
Na época que eu estudei na escola pública
(84/92), o fiz em escolas de bairro pobre aqui no interior,
que não tinham boa qualidade de ensino, mas era
bem melhor que as de hoje. Hoje, a grande maioria dos
alunos são totalmente desinteressados na aula,
os professores levam filmes impróprios (Todo
mundo em pânico) para a sala de aula, para alunos
de 4a. série, os professores não sabem
lhe dar com alunos com diferenças de personalidades...
Está tudo errado.
Eu acho realmente que a progressão continuada
foi a maneira que o governo encontrou de economizar,
em vez de contribuir com o ego da criança, que
não consegue aprender por outros problemas. Solucione
então os problemas das crianças, e não
passar elas de ano sem aprender.
A
ação tem que ser desde a família
da criança. Dar assistência a toda a família
primeiro. Gostos dos programas como o Vai-e-Volta, Renda
Mínima e do Bolsa Escola. Se aplicar estes três
programas sociais em toda a rede de ensino, e agregar
mais algum que dá acompanhamento psicológico
a todas as famílias carentes, acredito que não
precisamos de progressão continuada. E se depois
disso, fizermos um ótimo programa de reciclagem
e formação continuada de professores,
daí sim poderíamos talvez ingressar em
um sistema de progressão continuada com melhor
condições. Mas ainda estamos muito longe
dessa realidade.
Admiro seu trabalho com as crianças, porque já
vi a respeito na Cultura, gostei e acho que você
é uma pessoa dedicada nessa área. Porém,
acho que temos algumas diferenças de pensamento,
mas isso é bom. Pode até ser que esteja
dizendo bobagem, mais se assim for, um dia eu verei.
Adriano da Silva
Americana-SP
|
|
|
Subir
|
|
|
|