Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

Uma lição contra a idiotice

Uma das maiores conquistas contra a idiotice educacional brasileira é o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado, domingo passado, por mais de um milhão de estudantes - embora ainda timidamente, o teste ajuda a contrabalançar o peso do vestibular, uma das mais notáveis contribuições para idiotizar o aprendizado.

Apesar de todos os avanços para sofisticar o vestibular, trata-se, ainda, de um teste que exige pouca reflexão, muito mais memorização, o decoreba. Neste ano, um dos assuntos do Enem foi o racionamento de energia elétrica, abordado sob os mais diferentes ângulos. Esse teste ajudou a moldar, em larga medida, a estrutura do ensino médio.

Já o Enem é um teste que exige raciocínio, a arte de associar informações ancoradas no cotidiano, o saber deixa de ser dividido em gavetas sem conexão. Obriga as escolas a investir mais na criatividade e flexibilidade do conhecimento - algo obrigatório na sociedade da informação.

O que se vai perceber, rapidamente, é como as escolas estão despreparadas para formar alunos críticos, capazes de se encantar pelo conhecimento - e, assim, se tornarem profissionais competentes para lidar com a velocidade da produção de informações.

 
 
                                                Subir