Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Desemprego

Apesar de estar em níveis ainda considerados altos, o desemprego tem recuado no país, segundo diversos índices do governo e das indústrias. Ao mesmo tempo tem aumentado a massa de trabalhadores empregados, inclusive com carteira. Por outro lado, a renda não acompanha.
Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8
Comentários dos leitores
Sylvio L. Almeida Jr. (223) 25/12/2009 17h44
Sylvio L. Almeida Jr. (223) 25/12/2009 17h44
"Taxa de desemprego cai"... Então tá... sem opinião
avalie fechar
Claudio Rocha (333) 25/12/2009 17h18
Claudio Rocha (333) 25/12/2009 17h18
Algumas colocações pseudo ideologica-partidarias colocadas neste espaço encheriam de prazer um nazista mediano e explica do porque ainda tantos irmãos nossos são condenados a pobreza em detrimento do faustio de alguns, Fica a pergunta se alguns de nós indignados com o prenmmio ganho pelo presidente temos a condição de ligar a um jornal europu questionando tal premio, porque não usamos desta influencia e cobramos dos meios de comunicação local mais participação e cobrança ao governante também local frente a grande desigualdade e ao descaso de alguns para com os menos aquinhoados da sociedade, quem duvida compareça a periferias de algumas cidades tipo São Paulo mesmo e irão verificar que a condição de vida por vezes é semelhante a de muitos guetos dos paises africanos, sem qualquer infra-estrutura sem opinião
avalie fechar
Algumas colocações pseudo ideologica-partidarias encheriam de inveja o mais sadico nazista e expressa bem o ideal néo-fraterno de muitos eleitores brasileiros. Talvez por crer que o sol seja para todos, e acreditar que sabedoria é energia a ser conquistada pelo sentimento de fraternidade, eu me inclua naquela parte do Pais que não presta; . Por saber que gente fria e desonesta esta presente em qualquer seguimento da sociedade, e não nesta ou naquela instituição que não nos agrada, talvez por isso eu faça parte desse pais que não presta. Lula, nas eleições que disputou de forma direta com Serra e Alkminn venceu ...
sem opinião
avalie fechar
Claudio Rocha (333) 25/12/2009 17h18
Claudio Rocha (333) 25/12/2009 17h18
Algumas colocações pseudo ideologica-partidarias colocadas neste espaço encheriam de prazer um nazista mediano e explica do porque ainda tantos irmãos nossos são condenados a pobreza em detrimento do faustio de alguns, Fica a pergunta se alguns de nós indignados com o prenmmio ganho pelo presidente temos a condição de ligar a um jornal europu questionando tal premio, porque não usamos desta influencia e cobramos dos meios de comunicação local mais participação e cobrança ao governante também local frente a grande desigualdade e ao descaso de alguns para com os menos aquinhoados da sociedade, quem duvida compareça a periferias de algumas cidades tipo São Paulo mesmo e irão verificar que a condição de vida por vezes é semelhante a de muitos guetos dos paises africanos, sem qualquer infra-estrutura sem opinião
avalie fechar
Algumas colocações pseudo ideologica-partidarias encheriam de inveja o mais sadico nazista e expressa bem o ideal néo-fraterno de muitos eleitores brasileiros. Talvez por crer que o sol seja para todos, e acreditar que sabedoria é energia a ser conquistada pelo sentimento de fraternidade, eu me inclua naquela parte do Pais que não presta; . Por saber que gente fria e desonesta esta presente em qualquer seguimento da sociedade, e não nesta ou naquela instituição que não nos agrada, talvez por isso eu faça parte desse pais que não presta. Lula, nas eleições que disputou de forma direta com Serra e Alkminn venceu ..
sem opinião
avalie fechar
Henrique Silva (225) 22/12/2009 15h05
Henrique Silva (225) 22/12/2009 15h05
Sr. JOSE MOTTA, a taxa de 13,2% se refere ao cálculo do DIEESE sobre somente as REGIÕES METROPOLITANAS (em 2002 esse índice era de 19,4%). No âmbito nacional geral (ou seja, no país como um todo) o desemprego foi de 7,4% em novembro deste ano (em 2002 era de 13,2%). Ah! Pra tristeza de muitos brasileiros com COMPLEXO DE VIRA-LATA o desemprego dos EUA está maior que o nosso pela PRIMEIRA vez na história. A reportagem não esclareceu essa diferença de metodologia na pesquisa de desemprego propositalmente para ludibriar as pessoas e faze-las pensar que o desemprego aumentou no governo LULA (mas ocorreu justamente o contrário).
Vamos ficar mais informados para não falar bobagem né...
3 opiniões
avalie fechar
JOSE MOTTA (82) 22/12/2009 12h31
JOSE MOTTA (82) 22/12/2009 12h31
TAXA DE DESEMPREGO DE 13 %? QUANTO ERA ANTES? NOS EEUU ESTÁ EM 9 % DEVIDO A CRISE. AQUI CRISE A CRISE SÓ FOI UMA MAROLINHA, COMO DESEMPREGO DE 13 %? 3 opiniões
avalie fechar
J. Campos (2) 17/07/2009 09h58
J. Campos (2) 17/07/2009 09h58
Caro, André Souza, se você tivesse estudado mais ou se a sua profesora tivesse te ensinado mais, teria aprendido que não foram só alguns ou poucos os casos de resistência dos negros à escravidão. A escravidão não foi assim tão passivamente aceita por eles, houve resistência e muita. Realmente as cotas não resolvem o problema, principalmente problemas como esse que você tem, que é o preconceito internalizado de si próprio.Que bom que seja negro, que tenha estudado em escola pública e vencido, mas precisa continuar estudando e aprender que a migração, por mais sofrida que foi, de japoneses,italianos,alemães, etc não foi igual ao processo de escravidão. 8 opiniões
avalie fechar
jeferson neu (136) 17/07/2009 00h03
jeferson neu (136) 17/07/2009 00h03
Mais eficiente do que um sistema de cotas (que diga-se de passagem, foi copiado do modelo americano, que não só fracassou, como também levou ao aumento do preconceito e da intolerância contra os afrodescentendes naquele país), seria a reforça do sistema de ensino no Brasil, com valorização dos professores, como aumento de salário e condições dignas de trabalho; aumento da carga horária no que se refere as aulas; investimento na melhoria das escolas, com ampliação de laboratórios, salas de informática, enfim, aumento do investimento na educação. Porém, como educação não é prioridade para o governo, ou para as elites, seja pelo temor do aumento do conhecimento, o que levaria a contestação maior, além do aumento do nível de consciência da população sobre o que está errado e por que está errado. Educação é a chave para uma revolução sócioeconômica e cultural de uma nação. Enquanto o país relegar a educação a segundo plano, o Brasil continuará a ser o país que é. Atrasado tecnológicamente, atrasado na pesquisa médica, com poucos projetos de vanguarda, com dificuldades de capacitar sua mão de obra, já que os cursos, além de não gratuitos, serem caros, o que dificulta o acesso da maioria da população a melhores postos de trabalho. Países que por conta de reformas educacionais, sairam da pobreza e hoje possuem outro status: Irlanda, Espanha, Portugal, Coréia do Sul, Taiwan, Singapura. A lista é longa. Por que o Brasil não faz parte dela? Falta vontade política. 13 opiniões
avalie fechar
J. Campos (2) 16/07/2009 19h42
J. Campos (2) 16/07/2009 19h42
Em relação ao texto de Carolina Souza, é preciso fazer uma ponderação. Concordo que o sistema de cotas não é a melhor forma de se gerar inclusão/igualdade, mas daí a achar que as condições em que chegaram os imigrantes são comparáveis a forma como chegaram os escravos ao Brasil é muito ingênuo. Eles não vieram à força ou acorrentados ao país.Os imigrantes precisaram lutar sim pelo seu espaço, mas os negros tiveram e têm obstáculos a mais para enfrentarem, quer sejam internos e externos. O processo de inclusão/igualdade se dará, entre outras coisas, com o incentivo a criação de escolas públicas de melhor qualidade. Escolas de qualidade que devam ser frequentadas não só por negros, mas também por pessoas como a dona Carolina ( peço-lhe desculpas )que escrevem aqui de forma equivocada. 9 opiniões
avalie fechar
André Souza (5) 16/07/2009 17h10
André Souza (5) 16/07/2009 17h10
Concordo plenamente com a sra. Carolina Souza, judeus, japoneses e tantos outros imigrantes, chegaram ao nosso país em situação crítica e hoje são donos ou funcionários de grandes Empresas. Sofreram as mesmas coisas que os negros no início, no entanto venceram.
Lembro-me agora das aulas de história, em que a professora nos dizia, "Os índios preferiam a morte à escravidão". Enquanto muitos lutaram e até morreram em busca da liberdade, os negros, com algumas exceções, foram submissos em aceitar, sem luta, a podridão da escravidão. E agora querem repetir isso com cotas.
Eu sempre estudei em escola pública, e mesmo assim consegui entrar em uma faculdade pública de São Paulo, hoje sou formado, filho de um negro, portanto pode-se dizer que sou negro, mas em nossa família, todos lutam e não esperam nenhuma esmola do governo corrupto do nosso querido Brasil.
5 opiniões
avalie fechar
O Ministério do Trabalho e Emprego informa que o serviço de consultas ao seguro-desemprego foi modificado pela Datamec, empresa responsável pelo sistema, com as alterações necessárias a fim de dar transparência e segurança ao processo. Pedimos desculpas aos trabalhadores usuários pelos inconvenientes e comunicamos que o objetivo do MTE é sempre prestar o melhor serviço aos cidadãos, corrigindo os eventuais erros nesse atendimento. Importante ressaltar ainda que um procedimento de apuração interna foi instaurado para saber se houve algum tipo de interferência na escolha das palavras que apareciam no momento da consulta. sem opinião
avalie fechar
Carolina Souza (16) 16/07/2009 11h57
Carolina Souza (16) 16/07/2009 11h57
O mais legal desse sistema de cotas é que ele impõe uma "igualdade" para negros "por causa de sua histórica condição de "escravos"". Mas esquece que judeus, chineses, japoneses, índios e outros povos não chegaram no Brasil em companhias marítimas de luxo para assumirem cargos de direção em empresas de renome... E todos "se viraram".
Não sou contra a inclusão. Sou contra a inclusão de quem não está "a fim" de estudar de verdade. O sistema para ser justo (ou menos injusto) precisa ser revisto com urgência.
E ao contrário do que disse o nobre colega esquerdista, o problema não é termos alunos das melhores escolas estudando nas melhores faculdades, afinal se o pai dele trabalhou e deu-lhe uma chance, ele precisa ser punido? Se vc tiver condições de pagar uma boa escola a seu filho não vai fazê-lo? Ou vai obrigá-lo a estudar em uma faculdade mequetrefe por isso?
O problema é não termos as melhores escolas acessíveis a quem não tem dinheiro, independentemente do tanto de melanina que possua na pele. Pense mais em INCLUSÃO. Senão teremos que falar em cotas para ricos em alguns anos... Muda o foco permanece o problema.
Odeio nivelamento por baixo.
11 opiniões
avalie fechar
Carlos Pires (3) 16/07/2009 11h15
Carlos Pires (3) 16/07/2009 11h15
As ações afirmativas tem como objetivo atenuar a desigualdade racial e social da sociedade brasileira.Segundo o senador Pedro simon o que não pode é mantermos 80% da população negra nas favelas e presídios.Precisamos desmistificar a farsa de que vivemos em uma democracia racial. sem opinião
avalie fechar
Marcio zilli (1) 16/07/2009 10h56
Marcio zilli (1) 16/07/2009 10h56
o país do Conto da carochinha!!!!
quando o povo despertará e alguns ridiculos analistas irão fazer o papel descente de divulgar VERDADES. Como:
- a educação é a pior do Mundo. Basta ir ter qquer conversa com nossos jovens de cidades do interior, de qquer idade, ou com uma professora, e ver o NIVEL BAIXISSIMO.
- basta ver o nivel de pessoas desempregadas, e o desespero de pessoas com bagagem cultural, que sequer conseguem qquer trabalho decente.
É absurda essa noticia, numeros falsos e mentirosos!!!!!
3 opiniões
avalie fechar
J A (71) 23/06/2009 23h53
J A (71) 23/06/2009 23h53
Quando a FOLHA vai parar de puxar o saco do governo???
Que manchete ridicula eh essa?? Desemprego aumenta mas vai melhorar???
Pelo amor de Deus...desemprego aumenta e ponto...quando melhorar vcs fazem outra reportagem com a manchete: "Desemprego diminui"
Tudo isso eh medo da patrulha petista??
33 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (777) 27/05/2009 21h30
Bolinha da Lulu (777) 27/05/2009 21h30
O que acho interessante é que todos os economistas que aparecem na TV dizem que a crise se estabilizou, arrefeceu, passou a ser a marolinha cantada. E aqui em São Paulo Metropole, temos uma redução significante de emprego. O Luppi Vem e fala que a crise passou pois conseguiu um aumento de 100 mil emprego, só esqueceu de dizer que foi a sazonalidade a responsavel por eles que passou a sua época a coisa cai novamente.
Quer dizer, somos enganados e rimos disso. Tmaos mais para Hiena que para cidadãos de uma nação com potencia de liderar o mundo ou fazer parte da cupula mundial. Haja visto que elegemos um torneiro mecanico com nove dedos que consegui perder o dedo mindinho em um torno, onde as facas são fixas e o que roda é o que será cortado.
15 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (454) 27/05/2009 19h19
Eduardo Giorgini (454) 27/05/2009 19h19
Paulo Sergio Marcelino, não podemos confundir "vingança racial" com igualdade social.
As universidades públicas brasileiras são de boa qualidade e, obviamente, todos querem o melhor para si e a seleção é o vestibular.
O que o governo deveria fazer seria dar um bom ensino médio para todos,conforme diz a Constituição Federal.(inclusive saúde e segurança)
Culpa não do "playboy", não é do "branco rico", "branco pobre", "negro rico", "negro pobre".
É somente do governo federal. (Governos passados e o atual)
Diferenças sempre haverão, não tem jeito.
Dai sorte de quem é usineiro, ganhador da mega-sena, herdeiro.Dai não tem jeito.
Eduardo.
6 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (777) 27/05/2009 16h22
Bolinha da Lulu (777) 27/05/2009 16h22
O que acho interessante é que todos os economitas que aparecem na TV dizem que a crise se estabilizou, arrefeceu, passou a ser a marolinha cantada. E aqui em São Paulo Metropole, temos uma redução significante de emprego. O Luppi Vem e fala que a crise passou pois conseguiu um aumento de 100 mil emprego, só esqueceu de dizer que foi a sazonalidade a responsavel por eles que passou a sua época a coisa cai novamente.
Quer dizer, somos enganados e rimos disso. Tmaos mais para Hiena que para cidadãos de uma nação com potencia de liderar o mundo ou fazer parte da cupula mundial. Haja visto que elegemos um torneiro mecanico com nove dedos que consegui perder o dedo mindinho em um torno, onde as facas são fixas e o que roda é o que será cortado.
5 opiniões
avalie fechar
Francisco Ramos (103) 27/05/2009 14h41
Francisco Ramos (103) 27/05/2009 14h41
O que é de se esperar deste governo do PSDB, o José Serra, é desemprego, privatização e se livra do patrimonio do estado, como fez rescentimento com a venda da nossa caixa, menos pior é que o banco do brasil assumil, é o que o serra faz constoi metro, estradas e só e dpois estregar pra as empresas privadas esplorar em passagem e pedagio, como é que vai confiar neste governo do PSDB, não da para negar que eles so querem privatizar as empresas do governo, meu deus me perdoi em ter a possibilidade do Serra ser presidente da republica, se isto acontecer tenham certeza que o PSDB, irá privatizar o nosso maior patrimonio que é a petrobras, vamos se mobilizar para que isto não aconteça, ele primeiro sucatea as empresas para desvalorizar e depois privatiza. 2 opiniões
avalie fechar
Paulo Sergio Marcelino (187) 27/05/2009 14h28
Paulo Sergio Marcelino (187) 27/05/2009 14h28
Srs Eduardo
A histórica falta de oportunidades dadas ao negrios do País também fere o artigo 5º da Constituiçãop Federal e nenhum "branco" fala na da!!!
2 opiniões
avalie fechar
Claudio Rocha (333) 27/05/2009 14h21
Claudio Rocha (333) 27/05/2009 14h21
Bom mesmo esta aqui em São Paulo; A verdade é que o atual ocupante do planalto salvo a revolta daqueles que moram em condominios fechado, promove uma inclusão social jamais vista no Brasil, e tivessemos uma imprensa realmente independente e imparcial iriamos verificar que o nosso Pais ganha inclusive premios internacionais no atual governo por ser o unico que realmente promove distribuição de renda de forma explicita num momento de recessão mundial; Quanto ao problema das cotas, tbém acrescento que talves seja discutivel esta forma de inclusão mas pelo menos algum governante trouxe a tona esta barbaridade que é a utilização das melhores faculdades publicas por aqueles que estudam em melhores colégios, pagam aulas particulares e tem toda a sorte de previlegios, enquanto que desde ano 1900 qdo. os negros foram largados a propria sorte nas ruas deste brasil, e até agora sofrem com o descaso e preconceito de uma elite criada e mantida dentro de um regime social escravista. 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (150)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página