Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2007 - 11h12

Wikipedia limita verbete de Cicarelli para evitar "vandalismos"

Publicidade

da Folha Online

A Wikipedia decidiu restringir a participação dos internautas na edição do verbete, em português, dedicado à modelo Daniella Cicarelli, alvo de um escândalo que completou hoje exatos cinco meses e desencadeou um debate sobre a exposição da intimidade de figuras públicas.

A biblioteca on-line informou que a página da apresentadora da MTV era vítima de "vandalismos recorrentes". Em 18 de setembro de 2006, um vídeo mostrou cenas calientes de Cicarelli e o namorado em uma praia espanhola. As imagens foram feitas por um paparazzo e colocadas inicialmente no YouTube, famoso site de compartilhamento de vídeos recém-adquirido pelo Google. Por causa de um ação judicial, o material foi retirado do ar, mas internautas insistiram em postar o vídeo disfarçado.

Reprodução
"Wired" põe foto de Cicarelli ao lado de texto sobre prostituição e depois pede desculpas
"Wired" põe foto de Cicarelli ao lado de texto sobre prostituição e depois pede desculpas
"Devido a vandalismos recorrentes, a edição deste artigo por usuários não-cadastrados está desabilitada", informa o aviso da Wikipedia no alto do verbete sobre Cicarelli.

Em janeiro, uma decisão judicial provocou o bloqueio temporário do YouTube devido à exibição do vídeo de Cicarelli no site, irritando usuários, que protestaram contra a modelo, que chegou a negar ser autora do processo judicial, mas depois pediu desculpas aos internautas.

Divulgação
Empresa de telefonia deixa de renovar contrato com Cicarelli por causa da divulgação de vídeo
Empresa de telefonia deixa de renovar contrato com Cicarelli por causa da divulgação de vídeo
Neste mês, o blog da revista "Wired" editou uma foto de Cicarelli de biquíni ao lado de uma reportagem sobre o uso do iPod Vídeo por prostitutas brasileiras. Após a divulgação do caso, a revista especializada em TI (Tecnologia da Informação) retirou a foto e se desculpou pela "piada inapropriada" e por qualquer dedução indevida.

Paródia da Wikipedia, a Desciclopédia prefere ser o espaço para o deboche e escracho de personalidades. No verbete de Cicarelli (desciclo.pedia.ws/wiki/Cicarelli), a página inventa frases ofensivas contra a modelo e traz fotomontagens, como uma em que ela aparece agarrada ao namorado, em um alagamento, com ônibus passando ao lado.

Leia mais
  • "É algo superdolorido de falar", diz Cicarelli sobre vídeo
  • Cicarelli ilustra reportagem de site nos EUA sobre prostituição
  • Google Earth faz flagras de nudez via satélite
  • Wikipedia ameaça fechar em quatro meses, diz "Inquirer"
  • TV "ressuscita" ex-apresentadores e rejeita projetos de aspirantes
  • Internautas escolhem prisão de Ronaldo Esper o "mico de janeiro"
  • "Wikipédia do mal" escracha celebridades com humor negro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página