Folha Online sinapse  
29/10/2002 - 03h15

Poesias Gerais

SILVIANO SANTIAGO
especial para a Folha de S.Paulo

Não se transmite experiência. Se fosse possível transmiti-la, tenho um conselho para quem viaja pelas cidades históricas de Minas Gerais. Não dirija! Tome assento no banco do carona, pague um táxi, viaje de ônibus. E viva a deliciosa embriaguez dos sentidos. Ao pé da letra e simbolicamente. Um gole de pinga em cada parada rima com Congonhas, Ouro Preto, Sabará e Tiradentes. Lembre-se: cerveja não esquenta por dentro nem por fora. É coisa de carioca.

Diante do antigo esplendor setecentista que se transformou em museu da beleza ao ar livre, você oscila entre a euforia e a fossa. Cai a depressão. Se cai ao mesmo tempo em que bate a chuva e o ruço toma conta da cidade, você está perdido. Está em "ponto de bala", como dizem as doceiras das Gerais. Lembre-se, então, que trouxe na mochila "Claro Enigma", de Carlos Drummond. Vá direto à quarta seção do livro, "Selo de Minas". Despetale alguns versos enquanto caminha.

Entre lobo e cão, viaje poeticamente pela cidade. No adro da igreja de são Francisco de Assis, deposite o verso: "Não creio em vós para vos amar". E logo em seguida este outro: "Perdão, senhor, por não amar-vos". À porta do Museu da Inconfidência: "Toda história é remorso". Faminto, dirija-se ao garçom: "Comeríamos a mesa, se no-lo ordenassem as Escrituras". Vire Gene Kelly e grite aos quatro ventos: "Como chove, como pinga/ no país das remembranças!".Fatigado de tanta andança, caminhe de volta para o hotel: "Olha: o que está vivo/ são mortos do Carmo".

Silviano Santiago, 66, é romancista. Natural de Formiga (MG), é autor, entre outros, de "Uma História de Família" (Rocco).

Leia mais:
- Introdução: Viagem sem fim
- Aventuras de um Nobel
- Viajando na escola
- Pré-História: O Nordeste remoto pintado nas rochas
- Historinha primitiva
- Sítios arqueológicos do Nordeste: o que visitar e quando
- É ali na esquina
- Etiqueta de Indiana Jones
- Sul das Missões: Sul de muitas colonizações
- Caminhos do Sul
- Caminhadas pelas Missões
- Rio da Monarquia: Cheia de histórias mil
- Ciclo do Ouro: O caminho da riqueza
- Poesias Gerais
- Barroco Baiano: Barroco a céu aberto
- Bahia com H
- Sátira e religião marcam literatura baiana
- Entenda o barroco
- Leia soneto de Gregório de Mattos sobre Salvador
- São Paulo na História: São Paulo, da colônia ao caos
- A primeira estrada pavimentada do Brasil

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).