Comerciantes acreditam que "gato da sorte" atrai clientes
Existe uma simbologia em acessórios e artigos decorativos da cultura oriental. Além da beleza que oferecem ao ambiente, as pessoas acreditam que eles atraem sorte.
Lucy Ichihara, gerente da loja de presentes Tenman-Ya, no bairro da Liberdade, em São Paulo, explica que o maneki neko, o gato com patas levantadas, "chama a sorte" e é adquirindo principalmente por comerciantes, que querem atrair clientes. Ouça outros podcasts sobre o centenário da imigração japonesa.
Ichihara, neta de japoneses, também diz que o daruma, boneco vermelho que não tem os olhos desenhados, precisa ser presenteado e quem o receber deve pintar somente um olho e fazer um pedido. Quando conseguir realizar o desejo, colore-se o outro olho.
"Quem tem muita fé e muita perseverança é atendido", garante a lojista.
O quimono, um traje nobre da cultura japonesa tradicional, é usado para celebrações. Já o yukata, uma roupa feita de um tecido mais leve, é vestido em dias de verão e no Ocidente é usado como hobby ou saída de banho.
A comerciante conta que 70% dos compradores de sua loja são ocidentais e que cada vez mais estes clientes vêm demonstrando interesse por produtos tradicionais do Japão.
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