Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2010 - 08h17

Obama encontra Abbas e Netanyahu em prévia de diálogo de paz

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá nesta quarta-feira com o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, e com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para preparar o terreno para a retomada do diálogo direto de paz após quase dois anos. A expectativa de acordo, contudo, é baixa diante de muita desconfiança e poucos sinais de concessões de ambos os lados.

Entenda o que está em jogo
Veja como foram as últimas negociações diretas entre israelenses e palestinos
Entenda a proposta de negociação direta entre Israel e palestinos
Israelenses e palestinos estão pessimistas sobre paz

As negociações estão programadas para serem retomadas nesta quinta-feira, com uma reunião de três lados, mas Obama quis preparar antecipadamente o terreno com conversas e um jantar, ao qual se unirá o representante do Quarteto para o Oriente Médio, Tony Blair.

Obama deve manter nesta quarta-feira reuniões bilaterais com Abbas e Netanyahu, assim como com o líder do Egito, Hosni Mubarak, e o rei Abdullah de Jordania, que foram convidados por seus "papéis críticos" neste esforço de levar a paz ao Oriente Médio.

Mubarak e o rei da Jordânia não participarão do encontro de quinta-feira, mas Obama terá a oportunidade de pedir o apoio da Liga Árabe nesta nova tentativa de chegar à paz. Após as reuniões, será realizado o jantar na Casa Branca.

No dia seguinte, as negociações diretas serão relançadas formalmente com uma reunião que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, realizará com Netanyahu e Abbas.

Palestinos e israelenses se sentarão sem uma agenda prévia, a pedido dos EUA. Mas a lista de assuntos pendentes desde os Acordos de Oslo de 1993 é longa e inclui a demarcação das fronteiras, um acordo final com relação ao status definitivo, o status de capital de Jerusalém, os assentamentos, a situação dos refugiados palestinos e a repartição dos recursos hídricos.

IDAS E VINDAS

As negociações de paz lançadas em Annapolis (EUA), no final de 2007, estão estagnadas desde dezembro de 2008, quando os palestinos abandonaram o processo de paz após o início da ofensiva militar israelense contra a faixa de Gaza, que deixou cerca de 1.400 palestinos mortos, na maioria de civis.

Posteriormente, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se negou reiteradamente a voltar à mesa de negociação enquanto Israel não paralisasse totalmente a ampliação das colônias judaicas e assentamentos na Cisjordânia, um dos pontos mais delicados do processo.

Em março passado, Abbas aceitou iniciar conversas indiretas de paz sem que se tivesse cumprido sua exigência, mas a aprovação da ampliação de uma colônia em Jerusalém Oriental, durante a visita do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, jogou por terra a possibilidade e originou a maior crise diplomática em décadas entre Israel e Washington.

Em visita à Casa Branca em julho, Netanyahu disse estar disposto a tomar passos concretos e seguir com o plano mediado pelos EUA de iniciar diálogo direto em setembro próximo. Ele não afirmou, contudo, quais seriam os requisitos israelenses, ou, ainda mais importante, o que Israel estaria disposto a ceder pelo diálogo.

As pressões diplomáticas se intensificaram nos últimos dias, já que em 26 de setembro vence a moratória de dez meses para a construção de assentamentos nas colônias judaicas da Cisjordânia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página