Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2010 - 10h07

Autoridades japonesas investigam vazamento de vídeo de incidente marítimo

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As autoridades japonesas lançaram nesta segunda-feira uma investigação criminal sobre o vazamento, no site YouTube, de um vídeo mostrando a colisão entre um pesqueiro chinês e dois barcos da Guarda Costeira japonesa perto de ilhas disputadas. O incidente causou conflito diplomático entre os dois países.

Veja as imagens no YouTube

O vídeo de 44 minutos intitulado "A verdade sobre o incidente nas Senkaku" mostra o que parece ser o pesqueiro chinês investindo contra a embarcação japonesa, em meio a sirenes e vozes --em japonês-- que exigem que o barco se detenha.

A colisão, no último dia 7 de setembro, levou à detenção do capitão do pesqueiro chinês por parte das autoridades japonesas, o que suscitou irados protestos de Pequim, que entre outras medidas suspendeu suas relações de alto nível com Tóquio, em um conflito diplomático. Os guardas costeiros libertaram o capitão duas semanas mais tarde, sob pressão e ameaças da China.

Tóquio preferiu não incendiar ainda mais a tensão e não divulgou à imprensa o vídeo. Eles confirmaram, contudo, a autenticidade das imagens divulgadas por um usuário anônimo no YouTube.

A Guarda Costeira pediu aos promotores de Tóquio e à polícia que investiguem quem vazou o vídeo na internet e se foi um funcionário do governo, o que seria uma violação dos códigos criminais. O vídeo é evidência de um caso ainda em aberto contra o capitão do navio chinês e, por isso, não poderia ter sido divulgado ao público.

A imprensa de Hong Kong chegou a dizer que o capitão chinês mostrava sintomas de embriaguez no momento em que colidiu com a patrulheira japonesa. Ele retornou à China, contudo, como um herói e assegurou que voltará a trabalhar em águas das Diaoyu.

"Para resolver rapidamente o incidente, abrimos uma queixa criminal. Há limites do que podemos alcançar com uma investigação interna", disse o chefe da guarda, Hisayasu Suzuki.

No sábado, cerca de 4.000 japoneses participaram de um protesto em Tóquio contra a China, exigindo que o país vizinho desista da disputa pelas ilhas Diaoyu-Senkaku.

As disputadas ilhas, denominadas Senkaku pelos japoneses e Diaoyu pelos chineses, são um arquipélago desabitado, mas com grandes recursos marítimos e energéticos situado no mar da China Oriental. Sua soberania é reivindicada por Japão, China e Taiwan.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página