Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2010 - 20h32

Hillary questionou sobre saúde física e mental de Cristina Kirchner, dizem documentos

Publicidade

DE SÃO PAULO

A secretaria de Estado americana, Hillary Clinton, demonstrou bastante curiosidade sobre a personalidade e a forma de trabalhar da presidente da Argentina, Cristina Kirchner. A informação aparece em alguns dos mais de 250 mil documentos confidenciais do Departamento de Estado dos EUA vazados pelo site WikiLeaks, e divulgados pelo jornal espanhol "El País".

Veja como funciona o WikiLeaks
Veja as principais revelações do WikiLeaks
Países condenam WikiLeaks após revelação de infiltrações políticas dos EUA
Leia íntegra dos arquivos do Wikileaks obtidos pela Folha
Brasil disfarçou luta antiterror, dizem EUA
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Nos telegramas da embaixada dos EUA em Buenos Aires, fala-se em "casal governante" ou "primeiro-casal", referindo-se a Cristina e a seu marido, o recém-falecido Néstor Kirchner.

A curiosidade de Hillary levou a Agência de Operações de Inteligência do Departamento de Estado (identificada no documento como INR/OPS) a mandar um telegrama, revela o jornal, no qual anuncia estar preparando um "perfil" de Cristina Kirchner, e solicita informações sobre "seus estado mental e de saúde", "sua visão política" e "sua forma de trabalho".

Los Andes - 25.mai.2007/AP
Néstor e Cristina Kirchner foram chamados de "casal governante" e "primeiro-casal" em telegramas dos EUA
Néstor e Cristina Kirchner foram chamados de "casal governante" e "primeiro-casal" em telegramas dos EUA

Foram enviados três grupos de perguntas, informa "El País". O primeiro fala em "Estado mental e saúde" e pergunta: "Como Cristina Fernández de Kirchner controla seu nervosismo e sua ansiedade? Como o stress afeta sua relação com assessores e/ou seu processo de tomada de decisões? Que medidas ela ou seus assessores adotam para ajudar a controlar o stress? Toma algum medicamento? Em que circunstâncias ela controla melhor o stress? Como as emoções interferem em seu processo de tomada de decisões e como reduz a tensão quando está angustiada? Como está Néstor Kirchner de sua doença gastrointestinal? Continua incomodando? Toma remédios? Tem demonstrado maior tendência de oscilação entre extremos emocionais? Quais são os alvos mais comuns da fúria de Néstor Kirchner?"

Já o segundo e o terceiro grupo de perguntas questiona sobre a tendência de Cristina em manter visões estratégicas, ou se prefere as táticas, se age de forma relativizada ou prefere o preto no branco, e se tem a mesma visão política confrontadora de Néstor Kirchner, ou se tenta moderar o duro estilo do marido. Por fim, os EUA buscam saber como Cristina e Néstor dividem a agenda: "Em que assuntos toma as decisões e em quais deixa-as para Néstor Kirchner?"

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página