Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2011 - 07h03

Ataque aéreo da Otan mata ao menos 10 rebeldes no Afeganistão

Publicidade

DA EFE

Pelo menos dez insurgentes morreram em um duplo ataque aéreo da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) dirigido contra um líder taleban na província de Laghman, no leste do Afeganistão, informa neste sábado a força aliada.

A Isaf (Força Internacional de Assistência para a Segurança), missão sob comando da Otan, indicou em comunicado que "mais de dez insurgentes" perderam a vida em dois bombardeios "precisos" realizados na sexta-feira.

O alvo era o "governador na sombra" --termo que se usa para designar os líderes regionais talebans-- do distrito de Hesarak. A Isaf destacou, no entanto, que está tentando investigar se os ataques mataram ou não o chefe rebelde.

A Otan ressaltou ter ordenado os ataques após assegurar que "não havia civis" na zona montanhosa. Ela acusou o líder insurgente de possuir metralhadoras, mísseis e material para fabricação de artefatos explosivos improvisados, a arma mais letal usada pela insurgência taleban.

O comando militar efetua frequentes ataques aéreos contra grupos rebeldes, mas, quando estes causam vítimas civis, são motivo de discórdia com o governo afegão, que exige mais precaução nessas ações.

A Otan também informou neste sábado sobre várias detenções no leste e no sul do Afeganistão, áreas de tradicional influência do movimento taleban, onde predomina a etnia pashtun.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página