Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2011 - 15h03

Independência do sul do Sudão é aprovada por 98,83%

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente da Comissão Eleitoral do Sudão, Mohamed Ibrahim Jalil, afirmou nesta segunda-feira que 98,83% dos eleitores que participaram do referendo sobre a independência do sul do Sudão, realizado em 9 de janeiro, votaram à favor da separação do norte.

Os dados foram apresentados à imprensa após serem entregues ao ditador sudanês, Omar al Bashir, que, mais cedo, afirmou que irá aceitá-los.

"Anunciaremos diante de todo o mundo que aceitamos o resultado e que respeitamos a escolha dos sudaneses do sul", assegurou Bashir durante o Conselho de Ministros realizado nesta segunda-feira por causa do anúncio do resultado.

Além disso, Bashir mostrou total satisfação pelo trabalho da comissão e parabenizou os sudaneses pela participação em uma eleição que qualificou como tranquila e transparente ao extremo, assinalou, que surpreendeu todos os observadores.

"Os resultados do referendo são conhecidos, o povo do sul escolheu a separação. Estamos comprometidos com a manutenção dos laços entre norte e sul, assim como com a manutenção das boas relações levantadas sobre a cooperação", acrescentou o presidente sudanês.

A Comissão do Referendo do Sul do Sudão já revelou no dia 23 de janeiro que 98,8% dos sudaneses do sul tinham votado a favor da independência.

Após um período transitório, a independência será efetiva a partir de 9 de julho.

CLÍMAX

Ocorrida entre os dias 9 e 15 de janeiro, a votação estava prevista nos acordos de paz assinados em 9 de janeiro de 2005, pretendendo pôr fim a duas décadas de guerra entre o norte e o sul que resultaram em um saldo de cerca de 2 milhões de mortos.

A eleição só seria dada como válida se 60% da população comparecesse às urnas. Surpreendentemente, a participação foi de aproximadamente 96%.

Jerónimo Giorgi - 9.jan.10 / Folhapress
Em Juba, no sul do Sudão, eleitores fazem longas filas no primeiro de sete dias de votação
Em Juba, no sul do Sudão, eleitores fazem longas filas no primeiro de sete dias de votação
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página