Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2011 - 11h04

CNN identifica mensageiro que levou ao esconderijo de Bin Laden

Publicidade

DE SÃO PAULO

A rede de TV americana CNN diz ter identificado o mensageiro que serviu de elo para a localização de Osama bin Laden em um complexo em Abbottabad, no Paquistão. Segundo a rede, que cita uma fonte diplomática, o mensageiro é o kuaitiano Abu Ahmad.

Ahmad estava na mansão no momento da operação do comando de elite americano e foi um dos dois homens mortos, além de Bin Laden.

A operação que culminou na morte do líder da rede terrorista Al Qaeda começou há quatro anos, quando agentes de inteligência conseguiram identificar o mensageiro pessoal de Bin Laden, segundo uma fonte oficial do serviço secreto.

"Suspeitos de terrorismo em interrogatórios identificaram este homem como um dos poucos mensageiros da Al Qaeda que tinha a confiança de Bin Laden", declarou o funcionário, que pediu anonimato.

O nome de Ahmad foi revelado por detentos de Guantánamo, a prisão de suspeitos de terrorismo em Cuba. Os detentos revelaram que ele era próximo a Khalid Sheikh Mohammed, considerado mentor dos ataques de 11 de Setembro, e também do Kuait.

O mensageiro era ainda um dos protegidos de outro membro do alto escalão da Al Qaeda, Abu Faraj al Libi, um líbio identificado como número 3 da rede terrorista quando foi detido, em maio de 2005.

"Eles afirmaram que o homem poderia estar vivendo sob a proteção de Bin Laden. Mas por anos foi impossível identificar seu nome verdadeiro ou paradeiro", disse uma fonte do governo, que pediu anonimato. "Há dois anos, os serviços de espionagem finalmente identificaram áreas nas quais o mensageiro e seu irmão operavam", afirmou.

Mesmo assim, continuava difícil determinar a localização exata, em consequência das medidas extremas de segurança que adotavam. "O fato de serem tão cuidadosos reforçava nossa crença de que estávamos atrás da pista correta", disse. "Em agosto de 2010 encontramos a residência".

Bin Laden foi morto com um tiro de um dos cerca de 20 militares da Marinha dos Estados Unidos que invadiram, em helicópteros, sua mansão de alta segurança em Abbottabad, cidade a apenas cerca de 50 km da capital paquistanesa. A mansão ficava ainda a menos de um quilômetro de uma academia militar que treinava membros para as Forças Armadas do Paquistão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página