Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2011 - 01h05

Presidente do Equador denuncia fraude em apuração de referendo

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O presidente do Equador, Rafael Correa, disse na noite de terça-feira que está ocorrendo fraude na apuração do referendo sobre reformas no sistema judiciário e na regulamentação da imprensa, realizado no sábado passado.

Presidente do Equador tem vitória apertada em referendo
Oposição reconhece derrota em referendo no Equador

Correa afirmou que nas cinco províncias com mais eleitores --onde segundo ele venceu a proposta do governo-- a apuração está abaixo da média nacional.

"Isto é manipulação, isto parte de uma ordem deliberada: 'apurem apenas os votos no 'Não' e segurem os votos no 'Sim''.

"Isto não é aleatório (...), é deliberado, e ocorre exatamente nas cinco províncias onde o 'Sim' vence", denunciou o presidente.

Correa disse que "faltam apurar apenas 620 mil votos pelo 'Não' e 4,5 milhões para o 'Sim'", sem precisar como sabe o que está nas urnas.

"Quando chegar os 4,5 milhões de votos para o 'Sim' vamos pulverizar este empate técnico, mas eles dirão: o 'Não' estava ganhando e agora veio a mão negra para o 'Sim' e venceram por 200 mil votos".

O referendo expôs dez questões sobre mudanças constitucionais e legais, envolvendo, inclusive, a regulamentação da polêmica lei de imprensa, a proibição de jogos de azar e a presença de capital dos bancos no controle dos meios de comunicação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página