Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

13/01/2013 - 04h00

Pró-reitor da Unicamp fala sobre intercâmbio internacional

RONALDO ALOISE PILLI
PRÓ-REITOR DE PESQUISA DA UNICAMP (CAMPINAS, SP)

O artigo "Um passo para o intercâmbio internacional", de Rogerio Meneghini (Tendências/Debates, 4/1), sugere iniciativas que as universidades brasileiras poderiam implementar para atrair professores estrangeiros em um momento no qual a crise econômica e social na Europa parece longe de se resolver e o protagonismo brasileiro no cenário mundial parece se firmar.

De fato, as principais características do modelo sugerido no artigo foram implementadas --com sucesso-- na Unicamp desde outubro de 2011, com o Programa de Professor Visitante do Exterior (PPVE). A universidade usou vários mecanismos de atração de quadros acadêmicos para o PPVE, incluindo a publicação de anúncios em revistas como "Science" e "Nature", comissões de busca e o eficiente mecanismo das redes sociais.

Enquanto aguardam a abertura de concurso público, os professores visitantes recebem uma bolsa do programa e devem realizar atividades de ensino e pesquisa, sendo estimulados a apresentar seus pedidos de financiamento junto às agências de fomento do Brasil e do exterior.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página