Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

07/07/2012 - 10h45

Obras de Ron Arad são destaque da Coleção Folha

DE SÃO PAULO

Desde o início da década de 1980, a obra de Ron Arad foi vista como sinônimo de experimentação constante com materiais e de reelaboração de formas e estruturas.

Parte de suas inquietudes criativas pode ser contemplada agora no décimo volume da Coleção Folha Grandes Designers, a ser lançado no dia 15/7.

Nascido em Tel Aviv e formado na Academia de Arte de Jerusalém, Ron Arad se radicou na Inglaterra nos anos 1970. Desde então, tem se notabilizado por produzir um conjunto diversificado de formas sinuosas a partir de peças industriais.

O israelense estudou também na renomada Architectural Association, em Londres, que concentra hoje um grande número de representantes da vanguarda da arquitetura e do design.

Em 1981, ao lado da britânica Caroline Thorman, criou seu primeiro estúdio, uma combinação de loja e centro de formação voltado a jovens artistas.

Optando por trabalhar de modo solitário, distante de correntes e movimentos artísticos, o designer se preocupou em perseguir novas técnicas de manejar matérias-primas. Sua disposição em renovar o processo de confecção o levaria a conquistar fama internacional.

Divulgação
Victoria e Albert, sofá e poltronas desenhados por Ron Arad, no Salão do Móvel de Milão
Victoria e Albert, sofá e poltronas desenhados por Ron Arad, no Salão do Móvel de Milão

AMBIGUIDADES

Ron Arad teve seus trabalhos expostos nos mais importantes museus do mundo, entre eles o Centro Georges Pompidou, em Paris, o museu Victoria e Albert de Londres, o Metropolitan de Nova York e o Vitra Design Museu da Alemanha.

A natureza ambígua de suas peças, que podem ser classificadas tanto como objetos de arte quanto como mercadorias industriais, consegue aliar produção em escala e design próprio.

De suas peças de mobiliário, ganha destaque a série Victoria & Albert, de 2000, um conjunto de sofás e poltronas de formas curvilíneas e arrojadas batizado em referência ao casal de soberanos britânicos.

O nome de Ron Arad evoca ainda peças como a estante Bookworm, feita de aço e em forma de caracol, e a cadeira Tom Vac, montada sobre uma armação de aço e com curvas que fazem pensar numa espécie de concha espiralada.

Além de toda classificação reducionista, o israelense busca estender seu trabalho a vários campos da criação, visitando a um só tempo arte, arquitetura e design.

Classificado pela crítica como arrojado e, principalmente, como um afiado conhecedor dos princípios que norteiam a ergonomia, o israelense Ron Arad figura no rol dos mais importantes designers da contemporaneidade.

COLEÇÃO

Em 20 volumes, a Coleção Folha Grandes Designers traz alguns dos grandes nomes do design contemporâneo.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página