Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

28/10/2012 - 07h40

Obra de Amália Rodrigues é destaque da coleção deste domingo

DE SÃO PAULO

A Coleção Folha Grandes Vozes deste domingo destaca a cantora Amália Rodrigues, que ficou conhecida como a Rainha do Fado. O álbum, 14º volume da coleção, traz canções como "Uma Casa Portuguesa", "Que Deus me Perdoe" e "Nem às Paredes Confesso".

Quiz: Teste seus conhecimentos sobre Amália Rodrigues
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Veja os cantores que já foram publicados

"Lá vai Lisboa com a saia cor de mar/ Cada bairro é um noivo que com ela vai casar", cantou Amália Rodrigues no mítico Olympia, em Paris.

Aquela noite de 1957 originou "Amália no Olympia", primeiro LP da artista e um dos discos centrais de sua carreira --e como tal, um documento da história do fado.

A apresentação reúne 14 temas, entre os quais estão os maiores clássicos da artista portuguesa cantados durante uma apresentação na famosa sala de concertos que a consagraria na França.

OUÇA TRECHOS DE MÚSICAS DE AMÁLIA RODRIGUES

Amália Rodrigues

Amália da Piedade Rodrigues (1920-1999) nasceu em um bairro pobre de Lisboa e estreou em um espetáculo teatral encenado em 1940.

Ao longo de sua carreira, a cantora lusa contribuiu para tornar a imagem do ritmo popular mais cosmopolita.

Diz a lenda que o fado surgiu nos bairros de Lisboa banhados pelo Tejo, ponto de partida dos marinheiros portugueses rumo à conquista de seu império colonial.

Suas canções são um lamento musical que falam de ausência e de nostalgia.

Amália tornou-se sinônimo do ritmo e participou de filmes que levaram o fado ao cinema. Em 1954, fez "Os Amantes do Tejo", produção francesa, em que cantou a famosa "Barco Negro", também parte do álbum.

Sua vida é contada em "Amália, o Filme", cinebiografia de Carlos Coelho da Silva lançada em 2008.

Associated Press
A cantora portuguesa Amália Rodrigues, em foto da década de 1940 (Arquivo/LIS/AP) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
A cantora portuguesa Amália Rodrigues, em foto da década de 1940

ENTRE ESTILOS

Da voz marcante de Louis Armstrong ao timbre dramático de Édith Piaf, passando pela força de Nina Simone, a Coleção Folha Grandes Vozes traz uma multiplicidade de ritmos e estilos musicais.

Ao todo, serão lançados 25 volumes a cada domingo, constituídos por um livro de bolso com a biografia do cantor e um disco reunindo as músicas mais representativas de cada um desses artistas, que ajudaram a forjar a música do século 20.

 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página