Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
03/08/2007 - 02h30

Crise aérea, cansei, Ruy Castro e Previdência

da Folha Online

Crise aérea

"Onde estavam a Anac, o Ministério da Defesa e a Infraero ao permitir que um avião voasse sem reversor em uma das turbinas, ainda mais para pousar em uma pista curta e escorregadia sob chuva como a de Congonhas? Outros acidentes semelhantes aconteceram com o mesmo modelo de avião, mas as pistas eram longas e com área de escape. Ainda que se prove que a culpa pela tragédia foi do piloto, a responsabilidade é do governo."

FERNÃO DE SOUZA VALE (Rio de Janeiro, RJ)

*

"Sabe aquela propaganda que diz 'você precisa rever os seus conceitos'? Hoje ela serve, como nunca, para os meios de comunicação do Brasil, principalmente os de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. E serve, principalmente, para colunistas rasos, como o senhor Clóvis Rossi, Eliane Cantanhêde, Carlos Alberto Di Franco, Dora Kramer etc. Tratam-se de pessoas apressadas, sem nenhum conhecimento científico, que saem falando um monte de asneiras, como se verificou no caso do acidente da TAM. Gente com, data vênia, intenções pra lá de suspeitas. A tal causa do acidente que a imprensa quis impor à sociedade -a das 'ranhuras' da pista de Congonhas- desabou diante da verificação científica. Mentira tem pernas curtas, daí que, mais do que nunca, é preciso que jornalistas e colunistas revejam seus conceitos."

JOSÉ ARMANDO CARVALHO SANTOS (Salvador, BA)

*

"A única certeza que a CPI do Apagão Aéreo conseguiu produzir com o circo da caixa-preta foi esta: os nobres deputados não sabem ler em inglês."

PAULO DE TARSO GOMES (Campinas, SP)

-

Cansei

"A Folha de ontem traz entrevista com o empresário Paulo Zolotto, líder do movimento 'Cansei'. Perguntado sobre as propostas do movimento o empresário respondeu que 'se tivesse proposta seria um movimento partidário. Como não é partidário não pode ter proposta'. Estranha afirmativa. Justo quando fica cada vez mais claro a necessidade de trabalho para o Brasil superar suas grandes deficiências, surge um movimento com o nome de 'Cansei'. É surpreendente que gente graúda do empresariado, publicidade e mídia, criadores do movimento, não tenham percebido essa contradição. E agora vem seu líder dizer que o movimento não tem proposta por não ser partidário. Vale perguntar: que querem os cansados e sem proposta?"

DANIEL LOUZADA DA SILVA (Brasília, DF)

*

"A passeata 'Fora Lula', que se organiza em São Paulo e em outras capitais brasileiras, reivindicando justiça, transparência, ética, etc. é legítima. Acusar essa manifestação de 'elitismo' é, no mínimo, um exagero e uma contradição por parte dos governistas, já que as campanhas políticas talvez não tenham sido sustentadas por humildes militantes. Ou não? As vaias ao presidente o acompanham há muito tempo e se originam de pessoas simples como os servidores públicos, estudantes e outros. Para mim, não importa que os manifestantes sejam pobres ou ricos, mas que sejam pessoas reconhecidamente honestas, conscientes e indignadas com o lamaçal de corrupção e violência que se arrasta sobre o país. Ocorre que até mesmo a imprensa estrangeira reconheceu que o governo Lula é o 'paraíso dos ricos', enquanto os setores essenciais da vida pública continuam em profunda crise. O Brasil continua crescendo muito menos que os países vizinhos e o contribuinte brasileiro pagando a carga tributária mais elevada do planeta.
Quem está brincando com a democracia é o governo Lula, através de gestos obscenos e declarações desrespeitosas ao povo brasileiro como o tal 'relaxa e goza'. Quem age contra a democracia é quem gerencia mal o país, quem se omite diante das grandes catástrofes sofridas pelos seus compatriotas. Ou não?"

EVERI RUDINEI CARRARA (Araçatuba, SP)

-

Ruy Castro

"Não sei se a coluna de Ruy Castro de 1º/8 foi dirigida especificamente a alguém, mas ela bem que serviria para afrontar as sandices escritas anteriormente por Bárbara Gancia. Aliás, não só ela, mas toda a mídia paulista usou e abusou de desdenhar dos jogos Pan-americanos, numa demonstração injustificada de inveja regionalista e, como bem disse o Ruy, de pura dor-de-cotovelo provinciana."

PAULO TAUFI MALUF JUNIOR (São Paulo, SP)

*

"Gostaria que o jornalista Ruy Castro explicasse para o resto do Brasil o que será feito com o produto que custou quase R$ 4 bilhões."

NIVALDO E. S. MATIAS (Santo André, SP)

-

Previdência

"Infelizmente no Brasil ainda existe o preconceito de que abaixo de 25 anos o cidadão é novo demais e acima dos 35 anos já estamos velhos. Ou seja: uma desqualificação completa da capacidade física e mental para o trabalho que, somada ainda à legislação vigente, acaba aumentando o sofrimento, pois não se consegue emprego adequado e também não se consegue aposentar com dignidade. Sem falar de que em muitas famílias é o idoso que praticamente mantém a casa. Essas questões levam a crer que há necessidade de se rever o sistema atual de aposentadoria pelo governo, para que não ocorra um colapso num futuro próximo."

MARTE FERREIRA DA SILVA (Atibaia, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página