Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
02/12/2008 - 02h30

Santa Catarina, Programa Saúde da Família, humanas, promotor, atentados

da Folha Online

Santa Catarina

"Relatos históricos provam que as enchentes em Santa Catarina ocorrem de tempos em tempos. Portanto, houve tempo suficiente para o Estado investir em prevenção para minimizar as conseqüências das cheias. A tragédia que se abate sobre Santa Catarina é reflexo da ingerência política que assola a nação. Excesso de cabos eleitorais sem formação adequada e ocupando postos que deveriam ser ocupados por técnicos altamente qualificados, aprovados mediante concurso de provas e títulos como engenheiro civil, especialista em construção de pontes, rodovias e barreiras de contenção. Enquanto o Estado encharcava, a classe política catarinense se preocupava com as eleições municipais.
Agora, enquanto a nação se mobiliza em prol dos flagelados catarinenses, a classe política busca tirar proveito da situação pensando em 2010. Tem deputado estadual pedindo que sejam entregues donativos no gabinete dele, ou seja, quer se promover à custa do cidadão brasileiro mais uma vez. O presidente Lula só apareceu por aqui cinco dias depois do início da tragédia, esquecendo-se que o Estado recebeu a sua filha Lurian e o seu genro, apadrinhado político da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, não gerador de emprego e renda.
Nós, contribuintes anônimos e sem cartões corporativos, que estamos emocionalmente abalados com a tragédia e tentando minimizar a dor dos nossos irmãos atingidos pelas chuvas, precisamos nos unir urgentemente. Primeiro, para fiscalizar a entrega dos donativos e a aplicação dos recursos, uma vez que lendas urbanas contam que recursos financeiros e caminhões e caminhões de donativos foram desviados nas enchentes de 1982/83, especialmente produtos europeus como casacos e cobertores. Em segundo plano, vamos fazer uma corrente através da internet, pedindo que todos os que estão colaborando em todo o Brasil saiam as ruas em determinado dia exigindo mudanças políticas, como fim da reeleição, da corrupção, da terceirização dos serviços públicos, dos cartões corporativos, do apadrinhamento político e a elaboração de leis rígidas para punir os responsáveis pelo desvio de bilhões e bilhões dos cofres públicos (confisco imediato dos bens adquiridos com o dinheiro desviado e banimento definitivo da política).
Por fim, enquanto obras de engenharia das antigas civilizações, como as pirâmides egípcias, os aquedutos romano e tantas outras não menos importantes, servem de testemunhas da história, as nossas barreiras desabam e as nossa pontes caem."

DILCEIA WANDERLINDE (Florianópolis, SC)

*

"Achei uma falta de respeito e de consideração com as vítimas de Santa Catarina o que o programa 'Zorra Total' apresentou no último sábado. O tema do programa foi comida e começou com os atores desperdiçando-a, tacando ovos, farinha e outros alimentos uns nos outros. Na minha opinião, desperdiçar comida não é engraçado, muito menos no momento em que estamos vivendo, com a tragédia em Santa Catarina, que deixou muitas pessoas desabrigadas e sem comida. A Rede Globo deveria pensar duas vezes antes de autorizar scripts."

FREDERICO LUIZ ALAGO (São Paulo, SP)

-

PSF

"O professor José Aristodemo Pinotti ('Tendências/Debates', 30/11) fez várias críticas sobre os problemas enfrentados pelas equipes do PSF. Concordo com o deputado quando afirma que alguns médicos não estão qualificados para exercer atividades de médico de família, pois sabemos que a capacitação ideal é obtida em programas de residência em medicina de família e comunidade. Porém, apesar de o PSF constituir um programa de Estado, com bolsas de estudos disponíveis, menos de 35% das vagas existentes para residentes nesta área encontram-se ocupadas em todo o Brasil. Isto porque os gestores da área da saúde não priorizam a contratação dos egressos destes programas de residência médica. Por outro lado, a falta de um plano de cargos e salários para esta categoria e a incerteza de permanecerem no emprego após cada eleição municipal dificultam a fixação do profissional nestas cidades. Não restam dúvidas de que estes médicos necessitam de um preparo adequado, de um salário condigno, segurança no emprego e possibilidade de educação permanente, no sentido de obter uma melhor qualidade de vida e o prestígio merecido pela importante atividade que desempenham junto às famílias mais carentes."

EVANDRO GUIMARÃES DE SOUSA, médico (São Paulo, SP)

-

Ciências humanas

"Ao sugerir a instalação de 'um departamento que monitore produtos que saem das ciências humanas', o sr. Antoon Frans Marie Schuller ('Painel do Leitor', 30/11) faz lembrar políticas universitárias criadas, tanto na Rússia como na Alemanha, em tempos tenebrosos. Atribuindo todos os problemas atuais das sociedades à 'pedagogia moderna', o leitor parece desconhecer, entre outras coisas, a realidade das nossas escolas públicas. Se por 'pedagogia moderna' o sr. Schuller quis se referir às abordagens educacionais que, baseadas em John Dewey, condenam a 'decoreba' e propõem que o aluno seja desafiado a refletir, pesquisar e resolver problemas, construindo sua autonomia intelectual, esse leitor precisa saber que poucas escolas --todas de elite-- têm recursos materiais e humanos para tanto. O que prevalece na rede pública é uma total inconsistência, pois 'teorias progressistas' convivem com práticas absolutamente tradicionais. A precaríssima estrutura (física e pedagógica) de nossas escolas e a baixa valorização do magistério não permitem a aplicação de métodos mais ativos e enriquecedores."

DAGMAR MARIA LEOPOLDI ZIBAS, doutora em educação pela USP (São Paulo, SP)

-

Promotor

"Seguindo o raciocínio dos doutos desembargadores que absolveram o promotor Thales alegando legítima defesa, se há súmula vinculante, devo concluir que qualquer cidadão que, enfrentando situação nas mesmas condições e disparar 12 tiros será absolvido por estar agindo em legítima defesa, não importando se o cidadão é promotor ou não."

ORLANDO F. FILHO (São Paulo, SP)

*

"É de lamentar a maneira como foi concluído o processo do promotor assassino, pois alguém que esteja bem-intencionado não portaria uma arma para ir à praia. E, se houve o molestamento da namorada, como ocorre com as mulheres bonitas, não haveria a necessidade de revide, principalmente em se tratando de representante da Justiça.
A Justiça brasileira acha que o povo é ingênuo em pensar que houve legítima defesa num caso considerado como legítimo assassinato, abuso de autoridade e mais: justiça com as próprias mãos. Fica nítido que estamos diante de uma situação em que a instituição 'Justiça' está totalmente falida e sem moral para julgar qualquer crime, ou seja, cresce no povo a vontade de se praticar a justiça com as próprias mãos.
Ou se reformula o sistema judiciário ou se prepara melhor os nossos representantes da Justiça."

CARLOS HASHIMOTO (Santos, SP)

*

"A maioria dos leitores, inconformados com a absolvição do promotor Thales, lança mão de dois argumentos: número de disparos efetuados e corporativismo. Ambos equivocados. O primeiro porque grande parte dos disparos foi efetuada a título de advertência, e não na direção das vítimas. E o segundo porque o Ministério Público, que não integra o Poder Judiciário, foi quem denunciou Thales, um de seus membros, e o Tribunal de Justiça foi quem o absolveu. Onde estão o excesso e corporativismo?"

CÉSAR DANILO RIBEIRO DE NOVAIS, promotor de Justiça (São José do Rio Claro, MT)

-

Atentados

"Realmente um ataque de insanidade, deplorável e injustificável o ataque a Mumbai. Mas um questionamento que me faço sistematicamente quanto acontecem estes fatos é por que a maior insanidade destes últimos 60 anos, que é, em nome de Deus, o roubo, a expulsão, a manutenção do povo palestino em uma prisão (a maior do mundo, segundo o embaixador do Reino Unido em Israel, Sherard Cowper-Coles) e a permanência deste status por todo este tempo, não causa a mesma convulsão? Será que é medo de serem chantageados pelos sionistas com a pecha de 'anti-semitas'? Pois saibam todos que os palestinos são mais semitas que a maioria dos israelenses, e não existe no mundo atual nada mais injusto e criminoso acontecendo, aos olhos de todos, sem uma reação contundente."

JOÃO CARLOS MACLUF (São Paulo, SP)

-

Petrobras

"O lucro da Petrobras de julho a setembro foi de R$ 10,9 bilhões (editorial 'A escolha de Lula', Opinião, 1º/12) e ela precisa de dinheiro para satisfazer necessidades de caixa? Não entendo esta contabilidade: o lucro é virtual ou então ela só poderá contar com este lucro ao final do ano financeiro?"

MIRZA MARIA MALUF PÉREZ (Timóteo, MG)

-

Consumo

"O presidente Lula está incentivando os brasileiros a aumentar o consumo doméstico. Aposentados e pensionistas concordam, desde que se revogue o fator previdenciário, assegure-se o mesmo índice de reajuste para o salário mínimo e obrigue o INSS a lhes pagar o mesmo quantitativo quando da concessão dos seus benefícios."

AÉCIO DINIZ ALMEIDA (João Pessoa, PB)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página