Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
16/05/2009 - 03h35

Futebol, Foods, PPA, poupança, papa

da Folha Online

Futebol

"As colunas de Juca Kfouri ( Esporte, 14/5) e de Xico Sá ( Esporte, 15/5) mostram que esse diário tem apenas os melhores colunistas de futebol. Os últimos 30 dias foram, sem dúvida, memoráveis para os amantes do esporte. Quando Xico Sá cita os recentes percalços na vida de Ronaldo e Marcos, felizmente superados, eu vejo ressurgirem e agigantarem-se meus dois heróis (não vi Pelé, Garrincha ou Zico). O verdadeiro apreciador do futebol só pode concordar que o atacante e o goleiro escreveram, com inquestionável habilidade e tinta indelével, seu nome na história da pátria de chuteiras. Parabéns aos colunistas por captarem com maestria o sentimento dos torcedores. Parabéns à *Folha*!"

RENATO ALESSANDRO DA SILVA (São João da Boa Vista, SP)

-

Foods

"O brasileiro não perde a mania mesmo! Duas empresas totalmente nacionais --acho eu--, por que o nome Brasil Foods?
Não sou xenófobo e nada tenho contra a língua inglesa. Pelo contrário, admiro-a. Porém, sem qualquer sentido tal denominação. Só faltava eles colocarem Brasil com z."

JOSÉ BUENO LIMA (Santo André, SP)

-

PPA em São Paulo

"A propósito do editorial 'O governo no varejo' ( Opinião, 14/5) sobre o acompanhamento dos resultados dos programas do Plano Plurianual, relativas ao exercício de 2008, cabe esclarecer que a iniciativa de publicar a execução das metas não foi do governador Serra, mas obrigação decorrente de emenda parlamentar à lei que instituiu o PPA para o quadriênio 2008/2011.
Quanto às metas, em vez de 40%, 44% das ações previstas para o ano de 2008 não foram atingidas. Além da redução drástica de construção de novos prédios escolares, também a realização de convênios com municípios para construções escolares, por exemplo, foi reduzida a menos da metade, caindo de 170 para apenas 79 prédios escolares atendidos. A fabricação e distribuição de medicamentos também caíram para menos de 70% do previsto.
Além dos problemas relativos a 2008, das 939 ações inicialmente previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2009, mais de 230 foram reduzidas a zero já quando da apresentação do projeto de lei orçamentária, apenas seis meses depois de aprovada a LDO, mostrando a precariedade do planejamento das ações do governo estadual.
A lei orçamentária anual para 2008 previu a entrega de 26.990 unidades habitacionais. De acordo com o Relatório das Atividades da Administração Estadual em 2008, enviado a Assembleia em janeiro de 2009 pelo governador José Serra, 24.499 unidades habitacionais foram entregues naquele ano. No entanto, menos de cinco meses após a apresentação do Relatório, agora nas informações sobre o cumprimento das metas do PPA, apenas 17.221 unidades habitacionais teriam sido entregues em 2008.
Diante do obscuro 'choque de gestão' e da falta de transparência, essas informações, por si só, revelam a desordem, a falta de planejamento e a falta de controle na gestão pública."

RUI FALCÃO, líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (São Paulo, SP)

-

Poupança

"Será que o presidente Lula sairá incólume dessas graves situações do momento? Prejudicar os aposentados e mexer na caderneta de poupança são atitudes graves, que prejudicam muita gente."

JOUBERT TREFFIS (Rio de Janeiro, RJ)

*

"A má fé da imprensa sobre a taxação da poupança é revoltante. Ora, apenas 1% dos poupadores atinge a importância acima de R$ 50 mil. A poupança foi criada para pequenos poupadores, pessoas humildes que depositam (quando podem) todo mês um pouquinho. Como sempre, nossa classe média faz-se de vítima, como se ela fosse a grande prejudicada e, como sempre, pensa apenas em si, não importando o sofrimento dos cidadãos que vivem em grandes dificuldades."

ORLANDO F. FILHO (São Paulo, SP)

*

"Quando o PT era oposição, vivia alardeando que o governo deveria proteger os poupadores, taxar os especuladores, sem contar com o 'fora FMI'! Foi só tomar o poder para que seu discurso mudasse. É perfeitamente compreensível esta postura, afinal, quem banca e engorda as contas dos políticos? São os banqueiros, e não adianta negar, pois são nítidos e claros os lucros dos bancos no Brasil, onde a cada balancete semestral há um novo recorde de lucro e quem paga por esta farra são sempre os mais pobres ou os pequenos e médios poupadores, talvez até quem tenha um pouco mais de R$ 50 mil. Provavelmente economia de uma vida toda."

RACHID TADEU BONDUKI (Campinas, SP)

-

Papa

"O papa Bento 16, sempre severamente criticado pela imprensa internacional, agiu com firmeza e total imparcialidade em sua recente visita a Israel.
Além de não paparicar, criticou com firmeza a construção do muro que isola e menospreza os palestinos.
O que Israel queria? Que Bento apoiasse e elogiasse o massacre constante aos palestinos? Ou que afirmasse que quem manda mesmo no Oriente Médio é apenas o Estado judeu?"

HABIB SAGUIAH NETO (Marataízes, ES)

-

Revolução

"Concordo com a opinião do leitor Pedro Cândido Ferreira Filho ('Painel do Leitor', 15/5) e, também, parabenizo o general Castro pelo seu pronunciamento.
A revolução de 64 impediu que se instalasse no Brasil o comunismo, péssima ideologia em via de extinção no mundo todo. Adicionalmente à revolução disciplinou o Congresso, que na época não era o poço de lama que é hoje."

OLAVIO RODRIGUES DIAS (São Paulo, SP)

-

Sérgio Moraes

"Como qualquer eleitor brasileiro, também fiquei indignado quando o deputado Sérgio Moraes disse estar se lixando para a opinião pública, mas confesso que essa indignação caiu muito contra ele à medida que a poeira foi se assentando.
Afinal, ele apenas disse a verdade! Quem minimamente informado acha que algum parlamentar está se lixando para a opinião pública?
Por exemplo, o sr. Michel Temer, presidente da Casa, tentou de todas as formas defender seus colegas da farra aérea, a qual ele também era praticante. Nem mesmo a ovelha branca da Câmara, o sr. Fernando Gabeira, foi exceção. Alguém ainda se lembra da indigesta dança da deputada Ângela Guadagnin quando o Congresso livrou a cara de seus colegas da farra do mensalão?
Então, o sr. Sérgio Moraes nada mais fez do que falar aquilo que todos concordam, mas ninguém tem coragem de reconhecer publicamente. Mais lamentável: o único 'erro' dele perante seus colegas foi ter aberto a boca. Se não tivesse agido dessa forma, ainda seria o relator da comissão sem ética.
Solução só há uma: eu já decidi que não voto em ninguém da atual legislatura."

LUCIANO NOGUEIRA MARMONTEL (Pouso Alegre, MG)

-

Afro-brasileiro

"Parabenizo o professor José Vicente ('Tendências/Debates', 13/5), reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, pelos extraordinários serviços prestados em prol da população afro-brasileira. Hoje tenho absoluta certeza que nosso grande herói Zumbi dos Palmares, símbolo maior de liberdade, sente-se orgulhoso em saber que jovens negros estão recebendo educação superior de qualidade, que os torna capazes de concorrer no disputadíssimo mercado de trabalho.
Parafraseando o senhor Antônio Ermírio de Moraes, 'a educação é a mola do progresso. A sua falta é a causa do atraso. Sem educação não há esperança'. Portanto, nobre professor, agradecemos-lhe não por dar esperança ao povo negro, mas por fazê-los esperançar."

CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS, presidente do Secretariado da Militância Negra do PSDB do Estado de São Paulo --Tucanafro (São Paulo, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página