Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
19/05/2009 - 02h30

Petrobras, terceiro mandato, chuvas, poupança, educação

da Folha Online

CPI da Petrobras

"O presidente Lula tem evidenciado grande preocupação com a possibilidade de que a CPI da Petrobras seja mesmo instalada. Criticando repetidas vezes os signatários do acordo para a instalação da CPI, até mesmo do exterior, o presidente da República vem demonstrando mais inquietação até mesmo do que a CPI do Mensalão. Será que tem caroço debaixo desse angu?"

SINVALDO DO NASCIMENTO SOUZA (Rio de Janeiro, RJ)

*

"Se o presidente Lula acha que a instalação da CPI da Petrobras foi motivada apenas por questões político-eleitorais, deveria repensar sua atitude insana de ter antecipado o calendário eleitoral de forma inédita na história republicana. Um governo que tem ainda 20 meses de mandato e um caminhão de problemas nacionais a ser enfrentado não deveria se embrenhar em palanques disparando discursos de confronto. Como foi essa a opção de Lula, que colha o ônus de sua atitude. Ademais, dentro do corpo de funcionários de carreira da estatal existe um coro pedindo investigações sobre o uso também eleitoreiro do patrimônio que é de todos os brasileiros, e não do governo de plantão."

JORGE HENRIQUE SINGH (São Paulo, SP)

*

"O presidente Lula, a bordo de seu tapete voador das arábias, disse que, na instauração da CPI da Petrobras, está havendo interesses menores, eleitoreiros, prejudicando a imagem da mais importante empresa do Brasil, e que tudo não passa de irresponsável invencionice da imprensa. O que ele deveria saber, ou pelo menos ser informado, é que a Polícia Federal encontrou indícios de fraude em reformas de plataformas de águas profundas, que ela apura suposto esquema de favorecimento de prefeituras na distribuição de royalties pela ANP. Por outro lado, o TCU aponta indícios de superfaturamento na construção da refinaria Abreu e Lima, igualmente em contratos de reformas de novas plataformas. A Receita Federal acusa a Petrobras de usar recursos contábeis para reduzir recolhimento de impostos. Entre refinarias e plataformas, são bilhões que a sociedade perde, escoando pelo ralo. Se fosse uma empresa particular, uma única dessas graves acusações seria motivo suficiente para dispensar seu presidente. Contudo, o seu grande presidente, José Gabrielli, continua prestigiado no cargo, sendo a sua maior obra entupir a empresa de esquerdistas."

JOÃO HENRIQUE RIEDER (São Paulo, SP)

-

Terceiro mandato

"Toda vez em que se fala no terceiro mandato aparecem aqueles argumentos de que Lula continuará por causa do Bolsa Família, como se a maioria dos eleitores recebesse o programa do governo, como se os que recebem o Bolsa Família não pudessem se fazer ouvir no processo democrático e como se não fosse o voto da maioria o determinante para a permanência ou não do governante. Se em setembro houver o referendo sobre a possibilidade do terceiro mandato, voto pelo 'sim'. E em outubro de 2010 voto em Lula de novo."

NONATO VIEGAS (Rio de Janeiro, RJ)

-

Chuvas

"O deputado Fernando Gabeira ( Opinião, 15/5) escreve em seu artigo 'Chovendo em nossa cabeça' que as chuvas que caem no Norte e Nordeste do país 'castigam a nossa reputação'. Já está na hora de os nobres deputados perceberem que o que castiga a nossa reputação são as atitudes que eles tomam em benefício próprio em Brasília, desconsiderando todo o resto da população brasileira. O que está acontecendo naquela região é resultado do mais puro descaso das 'autoridades' com a população, que não tem o mínimo de infraestrutura para suportar as chuvas que caem todo ano neste período. Em vez de ler 'Os Três Porquinhos', nossos políticos deveriam ler a Constituição e aprender que o que eles estão fazendo com o povo brasileiro é crime."

DAVI ALVES RAMIRO (Campinas, SP)

-

Poupança

"O Imposto de Renda nas contas de poupança é mais uma manobra do governo federal para destruir a classe média, que já está falida faz tempo. Neste país, quem paga tudo é a classe média, a qual não tem para onde correr."

ADALBERTO FERNANDO SANTOS (Taubaté, SP)

*

"Já que o governo federal resolveu tributar os 'grandes' investidores da caderneta de poupança --aqueles que tem mais de R$ 50 mil--, ele poderia aproveitar a ocasião e nos informar por onde anda o Imposto sobre Grandes Fortunas?"

ALEXANDRE MIRANDA (Belo Horizonte, MG)

-

Educação

"Se todos os brasileiros pudessem escolher uma educação europeia para seus filhos e tivessem cotas áereas, com certeza a maioria escolheria a educação europeia. Assim, poderíamos ir e vir quando bem nos desse vontade. Será que seria falta de patriotismo? Não! Seria pouco patriota é deixar de fazer uma CPI em que afetaria a campanha de nossos representantes há pouco mais de um ano das eleições."

GIOVANI LIMA MONTENEGRO (São Paulo, SP)

-

Ronaldo

"Ronaldo está certo: Ronald é rico e não precisará, assim como o seu pai, da malandragem brasileira para garantir sua existência."

ALLAN GREGOLIM (São Paulo, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página