Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
17/07/2009 - 02h30

Lula e Collor, Senado, educação

da Folha Online

Lula e Collor

"A foto de 15/7 foto serviu simplesmente para patentear o que já sabíamos há algum tempo: o sr. Lula e o seu PT não passam de uma farsa. Eliane Cantanhêde ( Opinião, 16/7) tem razão."

ANA MARIA DE JESUS AFFONSO (São Paulo, SP)

*

"Tempos atrás, quando ainda era petista se não mais militante ao menos simpatizante, apareceu na Primeira Página da Folha uma foto da Gal Costa (se não me engano) abraçada com Antonio Carlos Magalhães, o que me deixou bastante contrariado _para ser educado.
O meu primeiro impulso foi escrever para o jornal mostrando minha indignação, mas, por comodismo, acabei deixando para lá. Agora, ao ver essa nova foto do Lula se engraçando para o lado do Collor, não pude evitar o 'dejà vu'. Não que já não esteja acostumado, pois depois de mensalão, Palocci, Renan, Sarney etc., já deu para perceber que esse governo e seu partido oficial já se esqueceram de suas teses, ideologias etc.
É por isso que digo para quem me questiona que não fui eu quem deixou o PT; o partido é quem me deixou já faz algum tempo! Os mais velhos certamente se lembram de um famoso comentarista esportivo dos anos 60 e70 Geraldo Bretas, que, quando via uma jogada infeliz, tinha uma expressão que era mais ou menos assim: ridículo, estapafúrdio, grotesco e, por que não dizer, melancólico."

RICARDO SANTAELLA ROSA (Catanduva, SP)

-

Lula e o Senado

"Lula foi eleito presidente e isso significa que o sr. Lula da Silva não é mais Lula, e sim presidente do Brasil, cargo que deveria exercer e honrar, o que não tem feito. Seu palavreado, suas ofensas e agora sua ingerência em outro poder o Legislativo, precisamente o Senado, que é independente, não condiz com a sua função.
Influiu despudoradamente na instalação da Comissão de Ética e na CPI da Petrobras. Exigiu que seus ministros 'blindassem' o presidente do Senado, José Sarney metido em encrencas até o pescoço e que a bancada do PT agisse como quisesse, passando por cima do líder, Mercadante. Por fim, disse aos senadores que 'todos eles são bons pizzaiolos'.
Ora, quem está montando a pizza é ele, Lula, e quer que os senadores a assem. Há uma Constituição e uma separação de poderes e ele, como chefe da nação, deve ser o primeiro a respeitar a nossa lei maior."

CARLOS EDUARDO DE BARROS RODRIGUES (São Paulo, SP)

*

"Finalmente descobri o significado das formas arquitetônicas que cobrem os prédios do Senado e da Câmara Federal: a do Senado representa um forno à lenha, já que a Casa é composta por pizzaiolos. A da Câmara representa um prato, onde os deputados se enlambuzam com a iguaria."

ANTONIO AUGUSTO DE CASTRO OLIVEIRA (Osasco, SP)

-

Conselho de Ética

"Nós brasileiros vamos ter que assistir outra vez, estarrecidos, a mais uma encenação debochada do Conselho de Ética, eleito no Senado. Tanto o presidente eleito quanto os demais membros do conselho já demonstraram antecipadamente que ética não é com eles. As redes de televisão dos Estados desses senadores deveriam transmitir ao vivo a atuação deles. Só assim poderia ser realizado sem fraudes."

GILBERTO DE CAMARGOS CUNHA (Uberlândia, MG)

-

CPI da Petrobras

"Não há necessidade de se gastar um centavo com esta CPI. Todos nós sabemos que a Petrobras é usada para desvio de verbas, cabide de emprego, acerto de contas eleitorais, manutenção de ONGs vigaristas e destruição do ambiente com vazamentos. O mesmo ocorre com outras estatais _ouço falar disso há mais de 50 anos. Depois falarão em escândalos, quando o fato é conhecido em qualquer rodinha, de qualquer nível. Solução: privatizar imediatamente por meio de doação destas estatais à melhor oferta administrativa, aberta a qualquer empresa mundial. Não precisa nem vender. Doar ainda sai barato para o Brasil. Perdemos 40 anos de desenvolvimento com a construção de Brasília e o mesmo ocorre por meio destas estatais. A CPI só servirá para dizerem que nada foi encontrado ou provado."

JOSÉ EDUARDO O. DE LIMA (São João da Boa Vista, SP)

-

Receita Federal

"Acompanho a história do Brasil, com atenção, nos últimos 50 anos. Por isso e principalmente pela história mais recente do país, só posso imaginar que Lina Vieira foi demitida da Receita Federal porque não se deixou controlar. Lamentável!
Mas como dizia Caetano, 'Isso aqui ô ô é um pouquinho de Brasil iá iá'."

SIMÃO PEDRO MARINHO (Belo Horizonte, MG)

-

Educação

"É lamentável o descaso daqueles que estão empreendendo as mudanças nos vestibulares neste ano. Isso só pode ser pura vaidade daqueles que querem deixar suas marcas nos cargos que ocupam. Enem com 200 questões cai para 180; exigem inglês e depois mudam; prometem simulado e até agora nada. E o que falar da Fuvest, o maior vestibular do Brasil? Parece que estão de brincadeira! Apresentarão mudanças durante o ano, mensalmente uma novidade e a apenas um mês do início das inscrições anunciam que não exigirão mais geografia na segunda fase de medicina, sendo que alunos e cursinhos estão há meses se preparando para isso, com aulas até no domingo, mas anunciam que ficará como era antes.
Mais respeito com os pais, professores, alunos e instituições que levam a educação a sério."

BENEDITO DONIZETE RAMOS DA SILVA (Sorocaba, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página