Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
12/11/2009 - 02h30

Apagão, Geisy, Bolsa Celular, ambiente, ilustrações

da Folha Online

Apagão

"O novo apagão só demostra que o governo é leniente e trata com descaso os sérios problemas que já vinham sendo avisados e alertados com frequência. E, agora, deixará o novo apagão para ser discutido entre os candidatos; e nada de uma solução efetiva para o problema que se arrasta, no mínimo, há 10 anos."

MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

*

"O apagão ocorrido em vários Estados do Brasil, causando diversos prejuízos à população, precisa ser esclarecido melhor. De quem é a culpa e quem arcará com os prejuízos?
É inadmissível nós consumidores termos qe arcar com esta conta, sendo que pagamos em dia as nossas contas de luz --com ICMS absurdo--, além de contribuirmos com o governo, aderindo ao horário de verão.
O transtorno com este apagão foi enorme! Muitas pessoas não conseguiram chegar em seus lares e o comércio fechou as portas mais cedo, sem contar com o prejuízo de clientes que não pagaram suas contas, pois não conseguiram utilizar os cartões de débito e crédito. O medo também foi grande, devido a sensação de insegurança nas ruas, pessoas presas em elevadores...
Esperamos que o presidente Lula investigue melhor de quem é a culpa e mande a conta para os culpados! Chega de bancarmos sozinhos a incompetência dos outros."

RICARDO L. CARMO, vice-presidente do Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas de São Paulo (São Paulo, SP)

-

Geisy

"Lamentável a colocação de Ruy Castro ('Perna de fora', Opinião, 11/11).
Os estrangeiros que vêm ao Brasil já têm a ideia de que, como somos 'famosos por nossas mulheres quase nuas nas praias', podem fazer aqui o que quiserem, em qualquer lugar, assim como os três turistas alemães que trocaram de roupa e ficaram só de cuecas no saguão do aeroporto de Salvador, em fevereiro de 2009.
Agora, para não ser motivo de chacota no exterior, devemos reforçar nossa imagem de país liberal, para que pensem que nossas universidades são a extensão de nossas praias. Lamentável!
Mas o que esperar de um país que dá tanto destaque para uma 'Bruna surfistinha'?"

CÉLIA SOUZA (São Paulo, SP)

*

"Não tenho palavras para dizer o quanto gostei do artigo 'Perna de fora', de Ruy Castro. Se pelo menos a metade dos homens tivessem a lucidez, respeito e bom humor do colunista, nós, mulheres, estaríamos bem melhor."

KARINA MIRANDA RATTON (Curitiba, PR)

*

"O caso da aluna Geisy não está totalmente contado. Deve haver algo a mais que ainda não foi revelado, pois, hoje em dia, ninguém é hostilizado por usar apenas um vestido curto. Essa moça andou fazendo alguma outra coisa, e o vestido curto foi apenas a 'última gota'."

MARIA RITA S. PINTO (São José dos Campos, SP)

*

"Há algo que ainda não foi dito sobre o caso de violência contra Geisy Arruda. Muito se falou sobre sua liberdade de se vestir como bem entendesse; tratou-se, também, da forma bárbara como a turba de estudantes a hostilizou. Porém pouco se disse sobre uma das justificativas dessa mesma multidão ensandecida para atacá-la: a de que ela seria uma prostituta.
Pergunta-se, então, se caso fosse, não teria o mesmo direito de qualquer um dos carolas lá presentes de estudar? Quer dizer que, admitindo essa mesma hipótese, além de ser explorada e humilhada constantemente por lhe restar como única alternativa vender seu corpo, ainda deveria ser condenada a permanecer nela para sempre?
A atitude dos ignóbeis é pior que machismo, é um atentado à dignidade de qualquer ser humano decente."

FERNANDO FERRONE (São Paulo, SP)

*

"A Uniban não tem manual de conduta que justifique a expulsão da aluna, mas certamente tem como um de seus livros de direcionamento acadêmico o 'Manual dos Inquisidores', de Nicolau Eymerich, escrito em 1376.
É preciso que os diversos setores da sociedade se posicionem contra essa atitude inominável de uma pretensa instituição escolar, que colocou o nome do Brasil nos jornais internacionais ao lado de países de triste tradição na perseguição às mulheres.
No Brasil moderno que queremos, não cabem atitudes como essa, que rebaixam nossa condição humana."

ENILSON SIMÕES DE MOURA, vice-presidente da UGT --União Geral dos Trabalhadores (São Paulo, SP)

-

Bolsa Celular

"O governo quer fornecer celular para quem está no Bolsa Família ( Brasil, 11/11).
É possível isto? Qual seria o objetivo? Nós, trabalhadores da educação, já enfrentamos inúmeros problemas com celulares. Agora, então, sendo fornecido pelo governo? Onde iremos parar com esta política paternalista? Mesmo porque, no Estado de São Paulo, é raro uma família não ter celular.
Seria conveniente, então, que a classe trabalhadora fosse contemplada com este benefício."

MARIA MARTA (São Paulo, SP)

-

Ambiente

"Como posso confiar em José Serra ('Tendências/Debates', 10/11) quando se refere a questões ambientais sendo que no início de seu mandato de governador --que contou com meu voto-- uma de suas primeiras medidas foi conceder aos usineiros o prazo de até 2017 para continuarem a queimar cana?
As pessoas não sabem o que é respirar essa fumaça e ainda ter de gastar água pura para limpar as fuligens provocadas pelas inconsequentes queimadas.
O meu voto, nunca mais!"

SILVIO ANTONIO CORREIA BARROS (Ribeirão Preto, SP)

-

Ilustrações

"Parabenizo a Folha pela sensibilidade ao fazer um excelente uso da ilustração nas recentes matérias de capa do caderno Ilustrada.
Com toda a graça, síntese narrativa e mote poético, quase sempre acho um privilégio contar com um ilustrador para fugir do óbvio. Ainda mais alguém do naipe do Orlando, que, por meio de composições harmoniosas e narrativas, faz plenos comentários visuais sobre artigos. Bingo!"

MAURICIO NEGRO (São Paulo, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página