Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
24/03/2010 - 02h30

Espetáculo, marionete, carro e metrô, CQC, embuste

da Folha Online

Espetáculo

"É fato que a morte violenta e precoce da menina Isabella chocou a todos nós. Mas concordo plenamente com o leitor José Henrique Teixeira ('Isabella', 'Painel do Leitor', 23/3) quando diz que, nesta semana do julgamento, a 'sociedade do espetáculo' que acompanha o fato servirá para muitos desviarem da mídia suas fraudes, outros se exporem em seus minutos de fama, alguns serem tocados e manipulados emocionalmente pelas metáforas veiculadas pelas revistas eletrônicas das tardes e muitos lucrarem com a venda de notícias. Neste caso, a consternação da família é o que menos importa. O que vale mesmo é a exposição e o consumismo constante na 'sociedade do espetáculo'.
Onde estão os três Poderes?"

ÁUREA ROBERTO DE LIMA (São Paulo, SP)

-

Marionete

"Considero que a charge de 20/3 foi a melhor interpretação dada até agora do que é na realidade a candidata e a candidatura da sra. Dilma Rousseff à Presidência da República.
Uma marionete movida por aqueles que sabem que não têm mais nenhuma condição de querer dar as ordens, às claras. Parabéns ao cartunista e à Folha."

NINA CARDOSO (São Paulo, SP)

-

Carro e metrô

"São Paulo dá uma lição de democracia e transparência ao resto do país. De um lado, a excelente e detalhada reportagem de Alencar Izidoro ('Metrô de SP atrasa e ameaça expansão', Cotidiano, 23/3), revelando atrasos na conclusão de várias linhas e estações previstas em plano de expansão do Metrô de São Paulo divulgado na mídia; de outro lado, a resposta de sua direção sobre as razões disso, acompanhada de várias outras reportagens sobre como será a rede do Metrô de SP e sua integração à rede de trens metronizados da CPTM.
Nós, cidadãos desta metrópole em que o trânsito congestionado nos estressa e sufoca, já teremos a oportunidade neste ano e nos próximos de contar com alternativas de transporte público rápido. O que me chocou, e ainda me choca, é a total indiferença da opinião pública e da mídia ao que o presidente Lula falou em discurso pronunciado em Itaboraí (RJ), publicado pela Folha em 9/3. Além de afirmar que tem como meta propiciar aos pobres condições para comprar um carro, o que é um direito de todo cidadão em país democrático, acrescentou que 'os que defendem investimentos em metrô e trens querem que o pobre deixe a rua livre para eles' ( Brasil, 9/3).
É triste, mas é verdade!"

EDUARDO JOSÉ DAROS (São Paulo, SP)

-

CQC

"Foi deprimente ver a entrevista do prefeito de Barueri no programa CQC de 22/3 na Rede Bandeirantes. Após reportagem onde a equipe do programa acompanhou o desvio de uma doação de uma TV de LCD, que em vez de ir para uma escola foi parar na residência de uma funcionária, sob a desculpa de que não estava sintonizando, o repórter Danilo Gentili foi entrevistar o prefeito dessa cidade. Ficou muito claro o desequilíbrio do governante, que, em vez de pedir desculpas à população, passou a agredir verbalmente a equipe do programa. Além de empregar o seu irmão na Secretaria de Educação, o prefeito mostrou ser um ignorante, nepotista, desrespeitador e grosseiro.
Espero que toda a população de Barueri tenha assistido à reportagem."

MAURI ZANINI (São Paulo, SP)

*

"Gostaria de elogiar o CQC (Custe o Que Custar). O quadro 'Proteste' foi excelente. Parabéns pelo profissionalismo, pela coragem, pela frieza, pela conduta e pelas ótimas e esclarecedoras imagens.
Mesmo diante de ofensas de pessoa com muito poder nas mãos, mas sem na cabeça pensante, apadrinhado até por juíza que censurou essa matéria. Apelo para que o Grupo Bandeirantes, que publicamente ofereceu para levar o caso até o final, realmente o faça.
A matéria mostrou que não só os políticos estão enraizados em desvios, corrupção e ao aproveitamento próprio, há outros da administração pública envolvidos, e o pior: acham isso normal. Se não for pela imprensa livre a mostrar e tentar mudar que esse país está perdido, ele sempre estará. Temos que ter garantido a imprensa livre e de bom quilate.
Parabéns ao CQC e à Band."

PAULO PISATI SILVESTRI (São Paulo, SP)

-

Embuste

"Muito bonzinho o governador Aécio Neves ('Aécio reajusta salário de 900 mil servidores a nove dias de deixar o governo', Brasil, 23/3).
Às vésperas de deixar o governo, resolve dar aumento aos servidores públicos, certamente contando com a memória curta desses trabalhadores, para que esqueçam os quase oito anos de desrespeito e humilhação, e retribuam a 'generosidade' nas urnas.
Sobre o novo piso dos professores (R$ 935), continua abaixo do mínimo estabelecimento pela lei federal 11.738/08, que fixa o valor em ainda irrisórios R$ 950.
Como servidor público mineiro, não vou aceitar esse embuste."

LUCIANO NOGUEIRA MARMONTEL (Pouso Alegre, MG)

-

Igreja

"No artigo 'Padres e pedófilos' ( Ilustrada, 23/3), o articulista João Pereira Coutinho acertou na mosca: 'O jornalismo preguiçoso também deveria trilhar o seu, separando a histeria anticatólica da verdade criminal'.
Na Alemanha, menos de 0,2% dos crimes de pedofilia foram praticados pelo clero, e menor ainda nos EUA, e o que gerou toda aquela histeria midiática, inclusive com intelectuais profetizando o fim da Igreja Católica.
Mesmo que os nossos líderes religiosos muitas vezes calam-se para não dar mais vozes à vociferação das réplicas, nós católicos 'pra valer' sabemos que 99% são de uma igreja educadora, ética e santa. São milhares de padres e freiras que franciscanamente vivem em favelas e cortiços, passando necessidades de toda ordem e que jamais serão homenageados pelos cartunistas da Folha.
Curiosamente não interessa à mídia lembrar, por exemplo, que em Belo Horizonte a Igreja Católica educa mais de 100 mil crianças empobrecidas, que são alimentadas, educadas e formadas para o mercado. Fatos assim repetem-se em todo mundo, do Sudão ao Haiti. Paradoxalmente, basta um caso de pedofilia em Arapiraca (AL), para o fato ser manchete diária e requentada em toda mídia nacional por vários dias.
O gozo de alguns profissionais da imprensa pode ser resultante de desconhecimento ou mesmo no intuito subliminar de rebaixar tudo e todos no de que pior o ser humano pode se apresentar.
A Igreja Católica, por ser uma instituição humana, a sua santidade, é uma construção que o nosso tempo não pode mesurar."

LUIZ EDUARDO CANTARELLI (São Paulo, SP)

*

"Parabéns ao colunista João Pereira Coutinho ao atentar para o fato de que se deve 'separar a histeria anticatólica da verdade criminal'.
Por certo, toda histeria deve ser apartada da busca de qualquer verdade. Não deve ser esquecido, entretanto, que tal histeria é também fruto de tantos abusos e desmandos realizados pela Igreja Católica ao longo dos séculos, sendo a dizimação dos índios, o apoio à escravidão e a atuação da Inquisição os melhores exemplos de tal atuação, que não pode passar incólume."

JARBAS LUIZ DOS SANTOS (São Paulo, SP)

-

Portadores de deficiência

"Brilhante o artigo da vereadora Mara Gabrilli ('Pagar por quatro nunca mais', 'Tendências/Debates', 17/3) sobre a conquista da poeta e advogada Leide Moreira pelo direito de pagar por um ingresso, como os outros consumidores.
Leide, que já era exemplo de superação, enfrentamento e arte, nos mostra que a conquista de inclusão social leva necessariamente a uma mudança mais ampla da sociedade, na medida em que abre-se a possibilidade de que direitos básicos como este passem ser exercidos por todos.
Concordando com o artigo no que diz respeito há ainda muito por fazer no sentido da inclusão social, fica uma questão: Leide pagou por seu ingresso e pelos de sua equipe para poder assistir o show. Se a equipe da poeta representa condição 'sine qua non' para que a poeta esteja em uma casa de espetáculo, vale a pena discutir se os ingressos da equipe devem ser cobrados."

RENAN ROMEIRO (São Paulo, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página