Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
23/06/2011 - 02h30

Jatinho, assassinatos, legalização das drogas, futebol, ensino superior, publicidade

DE SÃO PAULO

Jatinho

Os empresários Eike Batista e Fernando Cavendish podem ser livres para ter os amigos que quiserem, mas não podem, de forma alguma, engajar-se em atitudes que apontam para conflito de interesses ("Oposição questiona relação de Cabral com empresários", Poder, 22/6). O pior de tudo nesta história é a crescente "relativização" por parte dos brasileiros, e também da Justiça, de transgressões sérias, como o empréstimo de jatinho particular para autoridades governamentais.

ANTONIO CAMARGO (São Paulo, SP)

-

Assassinatos

Conforme relata Janio de Freitas ("Alguém quer agir", Poder, 21/6), os assassinatos sucessivos na luta da terra e da madeira no Pará e o recente ataque com fogo a um ônibus que levava 35 estudantes índios no Mato Grosso do Sul representam a banalidade do mal num nível muito primitivo. Invariavelmente, os assassinatos ocorridos nesses Estados não mobilizam a opinião pública e nem mesmo o nosso civilizado Ministério da Justiça --exceto quando há intervenção de alguma ONG estrangeira.
Sendo assim, é necessário apoiar a emenda constitucional apresentada pela Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) ao Congresso, que visa federalizar esses crimes e seus julgamentos, bem como defini-los como violadores dos direitos humanos.

ÂNGELA LUIZA S. BONACCI (São Paulo, SP)

-

Legalização das drogas

A porta de entrada para todas as drogas é o álcool. A legalização da maconha, ao contrário do que pensa o leitor Cristiano Rezende Penha ("Painel do Leitor", 22/6), vai tirar o usuário do contato com as drogas mais pesadas, pois ele não precisará mais ir ao traficante.

JOSÉ REINALDO BALDIM (Dourado, SP)

-

Futebol

Sei que o "Painel do Leitor" se ocupa mais, e com razão, de grandes temas nacionais. Mas podia abrir uma exceção para a belíssima foto da capa de Esporte (22/6): aquele Neymar levitando com a bola é mais do que uma foto, é uma metáfora de vida, dança, voo, molecagem, sonho, tudo. Parabéns ao fotógrafo Ricardo Nogueira.

CARLOS MORAES (São Paulo, SP)

-

Ensino superior

O artigo de Rogério Cezar de Cerqueira Leite ("A qualidade da universidade brasileira", "Tendências/Debates", 22/6) demonstra, de forma inequívoca, o porquê dos chamados centros de excelência do ensino brasileiro --USP e Unicamp-- estarem posicionados em vexatórios lugares num dos rankings universitários de maior prestígio internacional, o da Times Higher Education.

MARCELO MELGAÇO (Goiânia, GO)

-

Publicidade

Li, no "Painel do Leitor" (22/6), cartas de leitores da Folha criticando o artigo "Proibir publicidade resolve os problemas?", de Patricia Blanco ("Tendências/Debates", 21/6). Discordo completamente da visão de que a proibição da publicidade resolva os problemas do consumo não saudável. Para algumas pessoas, a publicidade é culpada por todas as mazelas. Parecem esquecer que as pessoas sabem pensar com as próprias cabeças e que os pais têm o dever de colocar limites e educar seus filhos para que possam também ter atitude crítica na hora de consumir determinado produto.

ANDRÉ ARAÚJO (Osasco, SP)

-

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página