Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
23/10/2011 - 02h30

Leitores repudiam julgamento sumário de Gaddafi

DE SÃO PAULO

Gaddafi

Vergonhosa para a Otan a morte de Gadaffi, capturado vivo e morto a tiros. Ninguém em sã consciência pode louvar semelhante brutalidade. Belo exemplo de democracia querem dar esses países. Certamente a democracia do escondo, mato, prendo e arrebento. Agora, querem enterrrá-lo em local desconhecido para evitar peregrinações e visitas ao túmulo. Do que a Otan e os tais rebeldes, certamente bem pagos, têm medo? De que a população manifeste seu pensamento? Gaddafi, segundo mostrou a imprensa, tinha história e passado de articulação com os países árabes e africanos. E o atual dirigente líbio, quem é ? Qual sua história, quais foram seus feitos? Um ilustre desconhecido que, certamente, servirá aos interesses de quem apenas desejava o petróleo da Líbia. Só nos resta torcer para que o chamado mundo ocidental se torne um pouco mais civilizado.

VILMA AMARO (Ribeirão Pires, SP)

*

Se alguém gostou das cenas de espancamento do criminoso Gaddafi ou achou que "ele teve o que mereceu" é porque não conhece a ciência do direito. Um processo penal com regras e punições previamente estabelecidas, defesa técnica, contraditório e prazos é direito de cada ser humano, por mais que ele reúna a essência do que há de pior entre seus pares.
Não se trata de "direitos humanos", expressão com carga pejorativa e criticada pelos leigos, mas um simples direito essencial do ser humano, inclusive daquele que não concorda com nada disso.

GUSTAVO RENE NICOLAU, advogado e professor de Direito da USP, da Faap e do Complexo Educacional Damásio (São Paulo, SP)

Tratamento especial

Estou de pleno acordo com o senhor José Roberto Bedran, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ quer tratamento especial para juiz suspeito de infração). Juiz merece mesmo um delegado especial para cuidar de seus pares. A partir dessa inteligente premissa, reivindico um tratamento especial para todos os comerciários deste país. E para as mães, aos banqueiros, aos enfermeiros e aos contrabandistas e aos sem-teto, já que somos todos iguais perante a lei.

ISA FERREIRA CARVALHO (São Paulo, SP)

PC do B

O PC do B faz Marx se mexer no túmulo, de vergonha, é claro.

ROBERTO CASTRO (São Paulo, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página