Siga a folha

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Descrição de chapéu Livros

Homens são maioria entre finalistas dos principais prêmios literários

No Prêmio São Paulo, havia 7 escritores e 3 escritoras na categoria de melhor romance

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Para vencer o prêmio São Paulo de Literatura, Ana Paula Maia deixou para trás uma relação desfavorável às mulheres: na categoria para autores com livros já publicados havia 7 escritores e 3 escritoras (apenas 30% do total). 

Além de Maia (vencedora com “Enterre Seus Mortos”), também competiam Carola Saavedra (“Com Armas Sonolentas”) e Martha Batalha (“Nunca Houve um Castelo”).

Já no troféu para estreantes, a igualdade era precisa, com 5 homens e 5 mulheres —o prêmio ficou com Tiago Ferro (“O Pai da Menina Morta”). Ou seja, dos 20 finalistas do Prêmio São Paulo, 8 eram autoras (40%).

A escritora Ana Paula Maia, duas vezes vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura - Rodolfo Buhrer/Divulgação

Entre os 10 finalistas do Oceanos, só 3 são mulheres: Nara Vidal (“Sorte”), Djaimilia Pereira de Almeida (“Luanda, Lisboa, Paraíso”) e Dulce Maria Cardoso (“Eliete”). Os demais 7 são homens.

Como o Jabuti traz mais categorias, o que faz com que nomes possam se repetir, a conta é mais complexa. Mas, entre os finalistas em livros de contos, há 4 homens e 1 mulher (20%). Nos romances, são duas escritoras (40%). A situação se inverte, porém, em crônica e poesia —cada uma traz 2 homens e 3 mulheres (60%).

FEMINISMO Boitatá, o selo infantil da Boitempo, lança ainda neste ano “Lute como uma Princesa”, de Vita Murrow e Julia Bereciartu, que recria a história de 15 contos de fadas clássicos —entre eles, “A Bela Adormecida”, “Rapunzel” e “A Pequena Sereia”. Cada uma dá novos ares e aspirações às princesas, que não se limitam a procurar um príncipe encantado para chamar de seu.

NAÇÃO ZUMBINatalia Borges Polesso, Marcelo Ferroni, Luisa Geisler e Samir Machado preparam para 2020 um livro escrito a oito mãos: “Corpos Secos”, no qual cinco personagens narram uma invasão zumbi no Brasil. O título vai sair pela Alfaguara. 

EU SOZINHO Marcadas para 18 de novembro, as eleições para o comando da Libre, a Liga Brasileira de Editoras, tiveram só uma chapa inscrita. O grupo é encabeçado por Tomaz Adour, da editora Vermelho Marinho, e Lizandra Magon de Almeida, da Pólen, e deve começar a nova gestão a partir de 2 de janeiro de 2020. Atualmente são mais de 150 editoras associadas.

RIO, SÃO PAULO O jornalista e escritor Claufe Rodrigues publica o livro de poemas “Avdavida” (ed. Carolina). O lançamento ocorre na quarta-feira (13) na Livraria da Travessa do shopping Leblon, no Rio de Janeiro, e, no dia 5 de dezembro, no Patuscada, em São Paulo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas