Siga a folha

Jornalista especializado no setor automotivo.

Vendas de picapes médias seguem estagnadas em mercado que deseja novidades

Só Ford Ranger, que evoluiu em nova geração, tem crescimento expressivo em 2023

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Apesar do interesse do agronegócio, o segmento de picapes médias movidas a diesel não registra o crescimento esperado pelas montadoras.

Ao se comparar as vendas entre os meses de janeiro e setembro (86,7 mil unidades), há alta de apenas 0,6% nos emplacamentos em relação ao mesmo período de 2022. Os dados são da Fenabrave (associação dos distribuidores de veículos).

No mesmo período, o segmento de comerciais leves –que engloba esses utilitários– registrou crescimento de 17%. A explicação para esse bom resultado também passa por picapes, mas os destaques são os modelos compactos (Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana) e grandes (linha RAM e Ford F-150).

Ford Ranger Limited V6 é a versão mais equipe da picape - Divulgação

Entre as médias, o único avanço vultoso é o registrado pela Ford Ranger, que acumula alta de 31,7% nos licenciamentos no acumulado de 2023. Entre janeiro e setembro, foram comercializadas 13,2 mil unidades.

A nova geração tem atingido números expressivos desde seu lançamento, no início do segundo semestre. Em setembro, ultrapassou a Chevrolet S10 e ficou na segunda posição, com 1.890 unidades emplacadas. Segundo a montadora, o modelo chegou ao primeiro lugar em Brasília e nas capitais Goiânia (GO), Palmas (TO) e Aracaju (SE).

A liderança nacional segue com a Toyota Hilux, que cresceu somente 0,7% na comparação dos acumulados de 2022 e 2023. De janeiro a setembro, foram emplacadas 34 mil unidades.

Os resultados mostram que o consumidor quer renovação de produtos. A Ranger evoluiu, e as vendas corresponderam.

Enquanto isso, as concorrentes seguem com novas versões e atualizações leves sobre modelos longevos. Esses movimentos são suficientes apenas para manter os números, sem grandes avanços. É pouco em um segmento cujos preços ultrapassam os R$ 300 mil.

Outro fator é o interesse despertado por novidades de menor porte como a RAM Rampage, que está no início das vendas e deve conquistar uma boa fatia de mercado até o fim deste ano. Com versões a gasolina e a diesel, vai "roubar" clientes de opções que estão defasadas.

As próximas picapes médias que serão atualizadas são Chevrolet S10 e Mitsubishi L-200, que devem estrear no Brasil no início de 2024.

Ipiranga lança versão aditivada do diesel R5

A distribuidora Ipiranga lançou a primeira versão aditivada do diesel R5, que agora faz parte da linha Ipimax. Por enquanto, as vendas são restritas a clientes empresariais da região Sul.

"Além da mistura adicional obrigatória de 12% de biodiesel, responsável por uma redução de 15% das emissões de gases do efeito estufa, o diesel R5 é um produto composto também por 5% de diesel verde, de origem vegetal", diz o comunicado divulgado pela empresa.

A Ipiranga afirma que o preço é similar ao do Ipimax Diesel S10.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas