Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Volkswagen Saveiro tem desenho atualizado, mas prova que o Gol continua vivo

Picape é renovada para disputar mercado com a Fiat Strada, veículo mais vendido do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Volkswagen Saveiro sobreviveu ao fim do hatch compacto Gol. Última herdeira do carro nacional mais vendido da história —de quem preserva a maior parte das características—, a picape chega à linha 2024 com novas versões e mudança de estilo.

A evolução não é suficiente para ameaçar o reinado da Fiat Strada, que atualmente é o automóvel mais vendido do Brasil. Porém, dominar esse nicho de utilitários não está entre as metas da fabricante alemã.

Volkswagen Saveiro 2024 na versão Extreme, cor verde, em imagem ambientada em área rural com piso de asfalto
Volkwagen Saveiro Extreme só está disponível com cabine dupla - Divulgação

Conservadora e pouco disposta a investir alto em um segmento praticamente restrito ao Brasil, a VW está satisfeita com os números atuais de venda de sua "picapinha". Por isso, não tem pressa e reserva mudanças mais profundas para a segunda metade desta década.

No momento, não há nova plataforma nem adoção de quatro portas, câmbio automático ou motor turbo. Há, contudo, boas novidades.

Os faróis estão mais estreitos e agora trazem um detalhe cromado que remete à linha Polo. Na traseira, uma faixa pintada de preto liga as lanternas. Pode ser uma ponte entre a Saveiro e os SUVs compactos Nivus e T-Cross, mas, de fato, lembra o estilo adotado na concorrente Chevrolet Montana.

O capô também mudou e ficou mais alto. Os vincos buscam transmitir sensação de robustez, ponto valorizado no segmento. O novo ajuste das suspensões aumentou os ângulos de entrada e de saída, o que ajuda em terrenos acidentados, como as estradas de terra ou as valetas de São Paulo.

O pacote visual é complementado por novos para-choques. Por dentro, há poucas diferenças em relação ao modelo anterior, cuja última renovação havia ocorrido em 2017. E, naquela época, o que ocorreu foi também uma atualização: a geração atual da Saveiro foi lançada em 2009.

Todas as versões disponíveis trazem ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, câmbio manual de cinco marchas e motor 1.6 16v flex (116 cv). As caçambas podem transportar entre 580 litros (versão cabine simples) e 924 litros (cabine dupla) de volume de carga. Em peso, é possível carregar até 664 quilos, incluindo os ocupantes.

A versão mais equipada da linha 2024 se chama Extreme (R$ 114.580), nome que já havia sido adotado no modelo médio Amarok. No caso da Saveiro, a logomarca é acompanhada do quadro de instrumentos com aplique cor de terra por detrás dos números e friso no painel frontal com textura semelhante a aço escovado.

Há também volante com regulagem de altura e profundidade, rodas de liga leve aro 15, sistema multimídia e o kit composto por retrovisores, travas e vidros com acionamento elétrico.

Essa opção é vendida apenas com cabine dupla. O assento traseiro tem encosto com boa inclinação, mas tanto o acesso quanto o espaço para as pernas são ruins. Por ser um modelo duas portas, sai em desvantagem diante das concorrentes Strada e Montana.

A disputa direta com o modelo da Fiat fica mais equilibrada nas versões de entrada, com cabine simples. Como já mencionado, a Saveiro Robust (R$ 95.770) tem o mesmo motor 1.6 16V da opção Extreme –e não teria como ser diferente. Trata-se da única opção sem turbo disponível pela marca no Brasil atualmente.

A Fiat Strada mais em conta custa R$ 100.990 e é equipada com o menos potente 1.3 Firefly (107 cv). Mas se trata de um modelo atual, embora tenha as limitações de projeto impostas por compartilhar partes com o subcompacto Mobi.

Nesse ponto, a Saveiro tem a vantagem de oferecer uma posição mais cômoda ao volante, que também herdou do Gol. Seu problema é o ajuste de altura do banco do motorista, que basicamente mexe com a inclinação do assento e exige treino para achar a posição correta.

A linha 2024 da picape Volkswagen é complementada por mais duas versões. A Robust cabine dupla, que custa R$ 109.710, e a Trendline cabine simples, vendida por R$ 101.490. É uma linha bem mais enxuta do que a disponível pela Fiat, que oferece até versões com motor turbo e câmbio automático do tipo CVT.

A estratégia da VW, portanto, é apenas se manter viva e rentável no segmento de picapes compactas, enquanto briga pelas primeiras posições no ranking de emplacamentos com os modelos Polo e T-Cross.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.