Siga a folha

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Descrição de chapéu

Iconoclastia

Todos nós elegemos heróis na vida e nos decepcionamos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

​​

A humanidade elege ídolos desde o início de sua história. Originalmente, eram objetos de adoração, homens com milagres atribuídos a eles, guerreiros e libertadores de povos.

Até que o sarrafo despencou e começaram a distribuir o título como panfletos de empreendimento imobiliário, transformando em ídolos atores, músicos, políticos, chefs de cozinha e criando até reality shows para elegê-los.

Porém, como uma das características do ser humano é fazer asneira, os ídolos mortais, na maioria das vezes, desapontam seus fãs, que retiram o posto com a mesma velocidade com que os elegem. Eu mesma tive inúmeras frustrações.

Ainda pequena, considerava o palhaço Bozo um ídolo a ponto de obrigar minha mãe a comprar um Carnê do Baú porque ele falou "peça para a mamãe" e a me levar no programa. Lá, descobri que o cenário era de isopor, que a Vovó Mafalda era um homem e que ele não cantava as músicas nem era feliz o tempo todo.

Cresci, idealizei novos ídolos e novas frustrações. Adorei a banda Guns N' Roses até o vocalista se tornar um senhor desafinado com tererês nos cabelos. Amei Michael Jackson, até as fatídicas acusações dos anos 1990. Venerei Woody Allen, mas, com as acusações da filha, o coloquei na categoria "tenho certo ranço". O último ídolo a partir meu coração foi o comediante Louis C.K., acusado de assédio sexual, mostrando que é exatamente o tipo de pessoa que ele satirizava em seus stand-ups.

Todos nós elegemos heróis na vida e nos decepcionamos. Mas, como adoramos adorar, não aprendemos que é possível, simplesmente, admirar uma pessoa, em vez de içá-la a um altar de adoração.

Não é porque um juiz fez um bom trabalho que precisamos adotar seu sobrenome, usar camiseta com seu rosto estampado, brigar com a família e nos sacrificar em sua defesa.

Isso também vale para políticos, jornalistas, gurus, filósofos, astrólogos, coaches e professores de zumba. Como já disse Tina Turner, nós "não precisamos de um outro herói". A música, aliás, é trilha do filme que lançou Mel Gibson, mais um que foi eleito ídolo e decepcionou.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas