Siga a folha

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Descrição de chapéu
Facebook

Apagão do WhatsApp provocou mudança de hábitos e até crise conjugal

'Depois de dez anos casados, descobri que ele é olavista e terraplanista', disse Claudia dos Santos, que pediu divórcio

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Na última segunda-feira, os aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar em todo o mundo por sete horas. Nesse período, ninguém conseguiu enviar mensagens ou carregar novos posts nas redes sociais de Mark Zuckerberg.

No topo do ranking mundial de usuários de celular, os brasileiros foram os que mais sentiram falta dos apps. Muitos não lembram quando foi a última vez que ficaram tanto tempo sem postar uma foto ou “mandar um zap”.

Publicada em 6 de outubro de 2021 - Galvão Bertazzi

O bug fez com que milhares de pessoas no país tivessem que encarar situações pela primeira vez sem as redes sociais. “Fui almoçar com meu marido e tive que conversar com ele durante toda refeição”,
conta Cláudia dos Santos, que pediu o divórcio no mesmo dia. “Depois de dez anos de casamento, descobri que ele é olavista e terraplanista.”

As refeições nos restaurantes também perderam o encanto quando elas não puderam ser fotografadas. “Pedi uma salada de avocado com quinoa. Depois que percebi que não poderia postá-la no Instagram, ela perdeu o sentido”, confessa a publicitária, que acabou comendo hambúrguer.

Alguns usuários tiveram até problemas de saúde com a queda das redes. “Descobri que só consigo ir ao banheiro vendo o Instagram”, desabafa o analista Paulo Silva, que acabou adquirindo uma prisão de ventre. “Só resolvi o problema após contar todos os azulejos e ler bulas de remédio”.

Sem o WhatsApp, muitos jovens descobriram uma nova forma de se comunicar. “Encontrei um amigo pessoalmente e, pela primeira vez, mandamos mensagem de voz ao vivo, olhando no olho”, conta Enzo Lopes, que descobriu pela primeira vez o que é conversa.

Algumas pessoas tiveram revelações surpreendentes ao passar tanto tempo longe das telas. O comerciante Antônio Soares descobriu que morava com pessoas desconhecidas havia 20 anos. “Encontrei uma mulher na cozinha e ela disse ser minha esposa. Também esbarrei em dois garotos no corredor, que disseram ser meus filhos.”

Depois de tantas descobertas, especialistas acreditam que muitos usuários aproveitem a oportunidade para dar um tempo das redes sociais. Mas Soares discorda. “Definitivamente, não. Devolvam meu WhatsApp. Quero voltar para a Matrix.”​

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas