Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Ministério da Justiça nomeia delegado acusado de integrar organização criminosa

STJ afastou Cristiano Barbosa Sampaio da secretaria da Segurança do Tocantins junto com governador; em despacho, ministro afirmou que ele 'passou a integrar suposta organização criminosa' que atrapalhava investigações de corrupção na área da Saúde

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Ministério da Justiça nomeou para um posto de confiança o delegado da Polícia Federal Cristiano Barbosa Sampaio, que foi afastado do cargo de secretário de Segurança Pública do Tocantins no ano passado sob a acusação de integrar uma organização criminosa que acobertava esquemas de corrupção no estado.

O ministro Mauro Campbell durante evento na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo - Greg Salibian - 16.mar.2018/Folhapress

BEM LONGE

Sampaio foi afastado liminarmente de suas atividades no Tocantins pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell, que retirou do cargo também o então governador do estado, Mauro Carlesse.

PELO CANO

Os dois foram acusados pelo Ministério Público Federal de perseguir e afastar policiais civis que investigavam corrupção na área da Saúde. O grupo foi acusado ainda de vazar informações para os investigados.

Governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), afastado pelo Superior Tribunal de Justiça em apuração sobre suposto pagamento de propina e obstrução de investigações - Nilson Chaves/Secom/Governo do Tocantins

BIS

A decisão do ministro Campbell, de outubro de 2021, foi depois confirmada por unanimidade pelos 15 ministros da Corte Especial do STJ.

CANETA

Sampaio já foi também secretário de Segurança do Distrito Federal e é amigo do ministro da Justiça, Anderson Gustavo Torres. Ele foi designado para o cargo de coordenador-geral de Pesquisa e Inovação da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

BENEFÍCIO DA DÚVIDA

Antes da nomeação, a equipe do ministro discutiu a repercussão negativa que a iniciativa poderia causar. Assessores do comandante da Justiça afirmam, no entanto, que Sampaio tem um histórico de credibilidade e que deve ser considerado inocente até o fim do processo a que responde na Justiça.

CAMAROTE

O chef Henrique Fogaça e sua mulher, a engenheira química Carine Ludvic, participaram de uma sessão para convidados do musical "Chicago", no Teatro Santander, em São Paulo. A atriz Carol Marra também compareceu ao evento, realizado na quarta-feira (23). Os produtores do espetáculo Alan Adler e Stephanie Mayorkis também estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas