Siga a folha

Maria Augusta Ramos recebe Gleisi, ex-Odebrecht e advogados em estreia de documentário

Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo, sediou sessão do longa 'Amigo Secreto' na segunda (13)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A diretora Maria Augusta Ramos recebeu convidados como o ex-executivo da Odebrecht Alexandrino Alencar na pré-estreia do documentário "Amigo Secreto". A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, compareceu ao evento, que ocorreu no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo, na segunda-feira (13).

Os advogados Gabriela Araújo, Marco Aurélio de Carvalho e Dora Cavalcanti foram assistir ao filme. A desembargadora aposentada Kenarik Boujikian, os advogados Cristiano Zanin, Walfrido Warde e Pedro Serrano e o deputado estadual Emidio de Souza (PT) também compareceram.

Lula (PT), Sergio Moro (União Brasil) e o lawfare (uso da lei para perseguição política) estão no centro do novo documentário da cineasta. Ela conta a história a partir do trabalho de jornalistas que, por meio de mensagens vazadas do Telegram de procuradores da Operação Lava Jato, expuseram a proximidade entre os membros da força-tarefa e o então juiz. A série de reportagens ficou conhecida como "escândalo da Vaza Jato".

O longa acompanha os jornalistas Leandro Demori, então do The Intercept Brasil, e Carla Jiménez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, então do El País Brasil, nos bastidores da cobertura jornalística. O documentário é uma coprodução entre Brasil, Alemanha e Holanda e estreia nos cinemas nesta quinta (16). A distribuição é da Vitrine Filmes.

"Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato", diz a sinopse da produção. "Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia", afirma ainda.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas