Siga a folha

Entidades ligadas ao Ministério Público de Contas apoiam urnas após ataques de Bolsonaro

Presidente voltou a desacreditar o sistema eleitoral

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) e a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) elaboraram uma nota nesta quinta (21) para manifestar publicamente a "irrefutável confiança" que possuem nas urnas eletrônicas e no sistema eleitoral brasileiro.

O apoio se dá na esteira dos novos ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) à credibilidade do sistema de votação.

TSE apresenta as novas urnas eletrônicas, que devem ser usadas nas eleições de 2022 - Abdias Pinheiro -13.dez.2021/TSE/Divulgação

"Desde a sua implementação em 1996, a urna eletrônica tem legitimado de maneira inconteste a soberana vontade popular", afirma a nota. Ainda segundo o texto, o sistema eleitoral brasileiro é reconhecido internacionalmente e garante lisura e agilidade às eleições, além de ser atestado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

"Os procuradores de contas apoiam a Justiça Eleitoral brasileira, bem como reconhecem a competência e a qualificação de seus membros, responsáveis pela realização de sucessivas eleições livres, limpas e democráticas, as quais conferiram mandatos eletivos a atores políticos de todos os campos ideológicos", diz a nota.

As duas entidades reúnem procuradores de contas de todo o país. A seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também já se manifestou publicamente reiterando a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Na segunda (18), em uma apresentação para dezenas de embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, Bolsonaro repetiu teorias da conspiração sobre as urnas eletrônicas, desacreditou o sistema eleitoral, promoveu novas ameaças golpistas e atacou ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O chefe do Executivo adotou um tom manso em sua fala, como se buscasse dar um verniz de seriedade a mais um conjunto de ilações sem provas ou indícios ao sistema eleitoral, no momento em que aparece distante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenção de voto.

No Brasil, nunca houve registro de fraude nas urnas eletrônicas, em uso desde 1996.

Leia, abaixo, a íntegra da nota:

"O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC ) e a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) —instituições privadas e sem fins lucrativos, que congregam Procuradores de Contas de todo o país— vêm a público manifestar integral apoio ao sistema de Justiça Eleitoral brasileira e ao procedimento de voto eletrônico.

Desde a sua implementação em 1996, a urna eletrônica tem legitimado de maneira inconteste a soberana vontade popular. Reconhecido internacionalmente, o sistema de votação brasileiro é genuinamente defensor da democracia, porque traz consigo a lisura, a auditabilidade e a agilidade necessárias às eleições, conforme atestado pelos agentes partícipes do processo eleitoral e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), órgão responsável pelo Controle Externo da Administração Pública Federal.

Os Procuradores de Contas apoiam a Justiça Eleitoral brasileira, bem como reconhecem a competência e a qualificação de seus membros, responsáveis pela realização de sucessivas eleições livres, limpas e democráticas, as quais conferiram mandatos eletivos a atores políticos de todos os campos ideológicos.

Associando-se a inúmeras manifestações públicas de apoio provindas dos diversos segmentos sociais, o CNPGC e a AMPCON ratificam sua irrefutável confiança nas urnas eletrônicas e no sistema eleitoral do país para a constante manutenção e o devido fortalecimento do estado democrático de direito."


SÉTIMA ARTE

O ator Eduardo Moscovis recebeu convidados na pré-estreia do filme "Ela e Eu", na terça (19), no Kinoplex Itaim, em São Paulo. A atriz Tainá Müller e a cineasta Marina Person prestigiaram o evento.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas