Siga a folha

Descrição de chapéu jornalismo

Vereador quer criar dia em homenagem a Bruno Pereira e Dom Phillips em SP

Toninho Vespoli protocolou projeto de lei nesta segunda-feira (25)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O vereador de São Paulo Toninho Vespoli (PSOL) protocolou nesta segunda-feira (25) dois projetos de lei para homenagear o jornalista Dom Philips e o indigenista e ex-servidor da Funai Bruno Pereira, assassinados na Amazônia no mês passado.

A primeira proposta prevê criação do Dia Bruno Pereira e Dom Philips de Defesa da Amazônia e dos Povos Indígenas em 5 de junho, data do desaparecimento deles na região do Vale do Javari.

Faixa com imagens de Dom Phillips e Bruno Pereira - Ueslei Marcelino -15.jun.2022/Reuters

Na justificativa, o parlamentar diz que a cidade de São Paulo "deve assumir a dianteira da luta em defesa da Amazônia e dos povos indígenas" e que a data é para "não deixar que esse brutal crime seja esquecido".

O vereador também critica o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) perante o episódio. "Imediatamente [após a notícia do desaparecimento], o presidente da República e seu vice [general Hamilton Mourão] resolveram atacar as vítimas e não condenar o crime e os possíveis assassinos", diz o texto enviado à Câmara Municipal.

Já o segundo projeto de lei propõe a criação do prêmio "Bruno e Dom de Defesa do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas" para ser entregue a três estudantes, educadores ou escolas que se destacarem na execução de projetos relacionados à educação e à defesa ambiental.

Segundo a proposta, será entregue um diploma de homenagem e um prêmio em dinheiro como sinal de reconhecimento do legislativo paulistano aos trabalhos realizados.

O valor será estipulado pela Mesa Diretora da Câmara e não poderá ser maior que 10% da remuneração do prefeito. O montante deverá ser dividido entre os três escolhidos: o primeiro lugar ficará com 5% do valor, o segundo com 3% e o terceiro com 2%.

"Em toda a sociedade, e principalmente nas escolas, é urgente o debate sobre a importância do trabalho desempenhado por pessoas que atuam em defesa da Amazônia e pelo meio ambiente", afirma o vereador.

PIPOCA

A atriz Marieta Severo recebeu convidados na pré-estreia do filme "Aos Nossos Filhos", no Reserva Cultural, em São Paulo, na semana passada. A diretora do longa, Maria de Medeiros, também passou por lá. O ator João Signorelli foi prestigiar a exibição.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Erramos: o texto foi alterado

O filme "Aos Nossos Filhos" foi incorretamente grafado como "Aos Nossos Pais" na nota "Pipoca". O texto foi corrigido.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas