Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2022

Vladimir Safatle lança seu nome à Câmara com apoio de Marilena Chaui e Michael Löwy

Filósofo e professor da USP fala em derrotar o fascismo em manifesto que reúne intelectuais e artistas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Mais de 500 intelectuais, artistas plásticos e psicanalistas endossaram um manifesto em apoio à candidatura do filósofo e professor da USP Vladimir Safatle (PSOL) para a Câmara dos Deputados. Entre os signatários há nomes como o da professora Marilena Chaui, dos psicanalistas Maria Rita Kehl e Christian Dunker, do sociólogo Michael Löwy e do ator e diretor Wagner Moura.

O filósofo Vladimir Safatle, em São Paulo - Eduardo Knapp - 19.fev.2019/Folhapress

"Nós nos unimos porque acreditamos que exatamente agora, diante da força evidente de um fascismo que continuará entre nós, perdendo ou não essa eleição, é hora de dizer que queremos e podemos muito mais", diz o texto, intitulado "A Hora É Agora".

"Sabemos que um mandato de deputado federal pode se tornar um espaço de combate, de mobilização e de circulação de tudo aquilo que tentam nos fazer crer que não faz mais sentido circular", segue.

Vladimir Safatle disputará uma vaga de deputado federal pelo estado de São Paulo. O texto que marca o lançamento de sua campanha cita nominalmente o presidente Jair Bolsonaro (PL), sugerindo que o mandatário e "tudo o que ele representa" devem ser derrotados no pleito deste ano.

Entre as propostas apresentadas pelo professor da USP para um eventual mandato estão o fim da polícia e da Justiça militar, o fortalecimento dos fundos de cultura, a declaração de estado de emergência climática no país, a criação de um imposto sobre fortunas e a federalização do ensino médio.


BASTIDORES

Os principais candidatos à Presidência participaram, na noite de domingo (28), do primeiro debate da campanha eleitoral de 2022, realizado pela Band, Folha, UOL e TV Cultura.

O presidente da Band, Johnny Saad, e sua mulher, a publicitária Cláudia Saad, estiveram presentes no encontro, que reuniu também empresários como Flávio Rocha, dono da Riachuelo, e os advogados Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas, e Cristiano Zanin Martins.

O debate ainda recebeu em seu lounge diversos candidatos à Câmara dos Deputados, como o ex-BBB Adrilles Jorge (PTB) e Rosângela Moro (União Brasil), mulher do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas