Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus ifood

Ministério do Trabalho se reunirá com motoboys que organizam paralisação

Encontro e proposta apresentada pelo governo são recebidos com bons olhos por lideranças

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Ministério do Trabalho deve realizar nesta semana uma reunião com lideranças que organizam uma paralisação dos entregadores de aplicativo. O gesto foi bem recebido pelos motoboys, que articulam o ato para o próximo dia 25 em busca de melhores condições de trabalho.

Motoboys na rua da Consolação, na capital paulista, durante o Breque dos Apps, em 2020 - Karime Xavier - 1º.jul.2020/Folhapress

BANDEIRA BRANCA

O encontro foi marcado para terça-feira (17), em São Paulo, e deve contar com a presença do secretário de Economia Solidária, Gilberto Carvalho.

BANDEIRA 2

Além das reivindicações da categoria, deve ser discutida a proposta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a criação de uma comissão dedicada à questão da regulamentação do trabalho por aplicativo —outra iniciativa vista com bons olhos pelas lideranças da paralisação.

BANDEIRA 3

A movimentação do governo minimiza o receio expressado por uma parcela dos motoboys autônomos. Eles temiam que a gestão petista dialogasse mais com centrais sindicais do que com aqueles que se consideram independentes.

LONGA ESPERA

Na avaliação de articuladores da paralisação, os principais aplicativos do mercado de entregas, por outro lado, não teriam dado uma reposta concreta desde que o breque foi anunciado. Eles cobram, por exemplo, reajuste da taxa de entrega, o fim de entregas duplas e triplas dentro de um mesmo trajeto e a criação de um fundo social para a proteção de trabalhadores.

MISTURA HETEROGÊNEA

Como mostrou a coluna, entregadores que organizam a mobilização querem evitar que a iniciativa seja confundida com manifestações bolsonaristas ou contrárias ao governo Lula.

AQUI, NÃO

Na semana passada, a Aliança dos Entregadores de Aplicativos (AEA) emitiu uma nota em repúdio aos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes, em Brasília, em que fez questão de distinguir os movimentos. "Caso alguém pense em fazer uso da nossa manifestação marcada para o dia 25 de janeiro como ato antidemocrático e terrorista, responderá pelos seus atos", dizia.


PALCO

A atriz Flávia Garrafa recebeu convidados, na sexta (13), na reestreia da comédia "Fale Mais sobre Isso", escrita e encenada por ela. A atriz Fafy Siqueira e sua mulher, Fernanda Lorenzoni, prestigiaram o evento no Teatro Renaissance, em São Paulo. O jornalista Juca Kfouri, colunista da Folha, também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas