Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Lançamento de livro coordenado por Lewandowski reúne ministros do STF e autoridades em Brasília

Os magistrados Dias Toffoli e Alexandre de Moraes compareceram ao evento

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), juristas, advogados e autoridades de Brasília prestigiaram o lançamento do livro "Direito, Mídia e Liberdade de Expressão: Custos da Democracia" (Quartier Latin), coordenado pelo ministro da corte superior Ricardo Lewandowski e pelos advogados Pierpaolo Bottini e Heleno Torres.

O advogado Pierpaolo Bottini, o ministro do STF Ricardo Lewandowski e o advogado Heleno Torres durante o lançamento do livro "Direito, Mídia e Liberdade de Expressão", na OAB em Brasília - Raul Spinassé/OAB/Divulgação

O evento ocorreu na quarta-feira (15), na sede do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), na capital federal. Além de Lewandowski, os ministros do STF Dias Toffoli e Alexandre de Moraes estiveram presentes.

O presidente da OAB, Beto Simonetti, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, também compareceram ao lançamento.

Editada pela Quartier Latin, a obra é uma coletânea de artigos de professores que participaram de uma disciplina sobre o tema ministrada para alunos de pós-graduação em 2020.

No texto de apresentação do livro, os três organizadores afirmam que o interesse na mídia pelo Judiciário fortalece a transparência, mas criticam o risco de distorções a partir de uma análise superficial sobre decisões.

Entre os temas discutidos no livro estão os fundamentos da democracia, limites da liberdade de expressão, o assédio judicial contra jornalistas, o direito ao esquecimento e o uso da já extinta lei de segurança nacional.

No primeiro capítulo, o ministro do STF Dias Toffoli escreve sobre o papel do Judiciário diante das chamadas fake news e o inquérito conduzido na corte sobre o tema, instaurado por ele de ofício em 2019, quando presidia o Supremo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas