Siga a folha

TV Brasil prepara especial sobre a ditadura em contraponto à gestão Bolsonaro

Felipe Neto, Frei Betto e Heloisa Starling participarão de debates sobre os filmes exibidos na estatal

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A TV Brasil prepara uma programação especial sobre o golpe militar de 1964. Longas como "O Dia que Durou 21 anos", "Missão 115", "Tempo de Resistência" e "Batismo de Sangue" serão exibidos e debatidos por nomes como o comunicador Felipe Neto e a historiadora Heloisa Starling.

Tanques do Exército em Brasília no dia 1º de abril de 1964, dia do golpe militar - Jornal do Senado

CONTROLE REMOTO

O especial "Passado Presente: Semana Ditadura e Democracia", que vai ao ar entre 27 de março e 2 de abril, foi preparado pela roteirista Antonia Pellegrino, atual assessora da presidência da EBC e futura diretora de conteúdo da TV Brasil.

LÁ E CÁ

"A ideia é lançar um olhar sobre um tema que é tão relevante para a história do país, para o momento do presente e para um passado que precisa ser re-iluminado", afirma Pellegrino à coluna, que destaca que a iniciativa marca o primeiro grande contraponto da emissora à sua gestão antecessora, sob o governo de Jair Bolsonaro (PL).

MUDANÇA

"Esse projeto é a primeira expressão dessa nova diretoria da EBC, do ciclo Lula 3 e de um pensamento sobre a grade [da TV Brasil] que coloca a questão da cultura e dos direitos humanos no centro do seu foco", diz ainda.

TIME

O especial será exibido a partir das 22h. Também foram escalados para os debates, que irão ao ar antes da exibição dos filmes, a ativista Jurema Werneck, o teólogo Frei Betto, a historiadora Ynaê Lopes dos Santos, o professor de filosofia da Unicamp Marcos Nobre e o jornalista Bruno Paes Manso, entre outros.

PASSADO E PRESENTE

Antonia Pellegrino explica que a ideia de convidar pessoas que não são especialistas na temática da ditadura militar (1964-1985) para o debate é, justamente, abordar o período sem se distanciar dos acontecimentos recentes do país. "Eles podem aportar um olhar à luz das questões políticas que a gente vive, de um pós-bolsonarismo derrotado eleitoralmente, mas ainda forte socialmente", diz.

PIPOCA

A atriz Sophie Charlotte, que protagoniza o filme "O Rio do Desejo", recebeu convidados na pré-estreia paulistana do longa, realizada no Espaço Itaú Frei Caneca, localizado na região central da capital paulista, na semana passada. O diretor da obra, Sérgio Machado, e o produtor Fabiano Gullane estiveram lá. A atriz Gilda Nomacce também compareceu. O filme chega aos cinemas nacionais nesta quinta (23).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas