Siga a folha

Gleisi Hoffmann coloca duas mamárias para desobstruir o coração, e Lindbergh diz que 'cirurgia foi um sucesso'

Procedimento foi realizado neste sábado (30)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, passou por uma cirurgia, na manhã deste sábado (30), para implantação de dois enxertos de artéria mamária para restaurar a circulação sanguínea ao coração. Segundo o marido dela, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), a operação foi bem-sucedida e ela passa bem.

Gleisi foi encaminhada à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para acompanhamento e observação contínua, procedimentos que são considerados padrão.

A cirurgia foi realizada pelo cirurgião Fernando Atik, assistido pela cardiologista Ludhmila Hajjar. Inicialmente, estava prevista a implantação de ponte de safena, mas não foi necessário.

A deputada federal está internada no Hospital DF Star da capital federal.

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, durante cerimônia de encerramento dos grupos de trabalho da transição, no CCBB - Pedro Ladeira-13.dez.2022/Folhapress

"O procedimento transcorreu com sucesso, sem quaisquer intercorrências ou complicações", diz boletim médico.

Realizada rotineiramente, a cirurgia para revascularização do miocárdio tem como objetivo criar um novo caminho para que o sangue possa fluir até o coração.

Ainda segundo a equipe médica, Gleisi seguirá sendo monitorada. "Até o presente momento, [ela] apresenta sinais vitais estáveis, indicativos de recuperação progressiva."

A assessoria da deputada também confirmou, em nota, que o procedimento foi bem-sucedido. "Agradecemos a equipe médica e todas as mensagens de apoio e carinho." (Leia a íntegra da nota e do boletim médico abaixo).

Como informou a coluna, a parlamentar foi internada na quinta (28), em Brasília, para aprofundar a investigação de uma obstrução coronária.

Ela descobriu o problema ao realizar exames de rotina, que faz com periodicidade. Após realizar uma investigação complementar, a equipe cardiológica decidiu pela cirurgia.

Em publicação nas redes sociais na sexta-feira (29), Gleisi afirmou que passava bem e que estava sendo bem cuidada. "Vou passar por um procedimento cirúrgico, resultado de exames que fiz ontem, mas está tudo certo, estou bem", escreveu.

"Nesse momento, quero agradecer todo o carinho que tenho recebido da militância, companheiros e companheiras que querem notícias, e vamos repassar, e que estão torcendo por mim", disse ainda.

Leia a íntegra da nota sobre a saúde de Gleisi Hoffmann

Foi bem-sucedida a cirurgia a que foi submetida neste sábado a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann, conforme boletim médico ao final desta nota.
Agradecemos a equipe médica e todas as mensagens de apoio e carinho.
Segue o boletim:

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas