Siga a folha

Descrição de chapéu Páscoa

Ovo de Páscoa perde público e é trocado por barra de chocolate e outros produtos, diz pesquisa

Parcela de consumidores que opta por adquirir exclusivamente ovos de chocolate na data é de 12,2%

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Antes protagonistas da Páscoa, os ovos de chocolate estão em queda na preferência do brasileiro. Pesquisa do instituto Kantar encomendada pela Mondelêz Brasil, dona da Lacta, mostra que o público fiel ao produto vem caindo.

A parcela de consumidores que opta por adquirir exclusivamente ovos de chocolate na data é de 12,2%, segundo levantamento realizado nas semanas antes e depois da Páscoa do ano passado. Além disso, esse percentual teve uma redução de 3,2% na comparação com 2022.

Folha Prova realizado em março - Gabriel Cabral/Folhapress

Por outro lado, 30,5% dos consumidores disseram preferir adquirir produtos que já são vendidos o ano inteiro, como caixas de variedades e barras de chocolate. Essa fatia teve uma variação positiva de 0,9 ponto percentual em relação ao ano anterior, mas dentro da margem de erro da pesquisa.

Outros 23,4% dos entrevistados afirmaram fazer um mix na hora das compras para a celebração, adquirindo tantos produtos regulares como itens vendidos apenas na Páscoa, o que inclui os ovos. Esse segmento teve um crescimento de 5,7% na comparação com 2022.

O levantamento identificou ainda que uma parcela alta de consumidores, 33,9%, diz não consumir chocolate no período.

A pesquisa da Kantar foi realizada com uma amostra de 11.300 indivíduos e tem margem de erro de 0,9 ponto percentual.

Para o vice-presidente de marketing da Mondelēz Brasil, Álvaro Garcia, os dados indicam que os consumidores brasileiros estão reservando os ovos de chocolate para "as pessoas mais especiais na hierarquia familiar: os filhos, pais, avós e cônjuges".

"Para as outras relações, familiares ou não, os consumidores têm buscado opções de presentes diferentes, como barras de chocolate, caixas de variedades e produtos desenvolvidos especialmente para o período da Páscoa", diz.

A pesquisa mostra também que um terço de todo o volume de chocolate consumido pelos brasileiros na data comemorativa foi presenteado.

A Lacta afirma que viu crescer em 6% o índice de barras de chocolate e caixas de variedades do seu portfólio que são adquiridas para dar de presente.


TERCEIRO SINAL

As atrizes Marisa Orth e Tania Bondezan receberam convidados na estreia da peça "Radojka — Uma Comédia Friamente Calculada", estrelada pelas duas, no Teatro Faap, em São Paulo, na noite de terça-feira (19). A atriz Alessandra Maestrini e a diretora e dramaturga Denise Stoklos prestigiaram a sessão.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas