Siga a folha

Padre João propõe na Câmara que alimentos ultraprocessados sejam taxados com 'imposto do pecado'

Proposta foi enviada a grupo de trabalho que discute regulamentação da reforma tributária

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O deputado federal Padre João (PT-MG) enviou ao grupo de trabalho instalado na Câmara dos Deputados para discutir a regulamentação da reforma tributária uma proposta de emenda que aplica o Imposto Seletivo a alimentos ultraprocessados.

Apelidado de "imposto do pecado", ele foi criado pela reforma tributária para taxar itens prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente a partir de 2027.

O deputado Padre João (PT-MG) discursa no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília - Zeca Ribeiro - 5.mar.2024/Câmara dos Deputados

"Conforme leitura do 'Guia Alimentar Para a População Brasileira', do Ministério da Saúde, não restam dúvidas acerca dos prejuízos à saúde que decorrem dos alimentos ultraprocessados. E devemos considerar que alguns desses alimentos têm o seu consumo concentrado entre crianças e adolescentes", afirma o parlamentar em ofício.

O petista ainda sugere que alimentos que apresentem o rótulo de "alto em açúcar adicionado", "alto em sódio adicionado" ou de "alto em gordura saturada" também sejam incluídos na lista de contemplados pelo Imposto Seletivo.

Padre João também defendeu a desoneração de alimentos para a cesta básica proposta pelo governo e que a água mineral engarrafada e produtos como farinhas e óleos vegetais sejam incluídos na lista de itens isentos de impostos.

O deputado propõe ainda que pessoas que têm doenças raras e demandam comidas especiais recebam o "cashback" integral das compras alimentícias.

Se as propostas não forem acolhidas pelo grupo de trabalho, Padre João estuda apresentá-las como emendas no plenário da Casa.


DE VOLTA PRA CASA

A atriz Malu Mader como Aurora em "Renascer" - TV Globo/Divulgação

A atriz Malu Mader posou caracterizada como Aurora, personagem que vai se envolver com José Inocêncio nos próximos capítulos de "Renascer". A participação na trama marca o retorno da artista às novelas da Globo após seis anos. Malu enumera alguns fatores que pesaram para o seu retorno, como o fato de se tratar de um remake de uma história assinada por Benedito Ruy Barbosa. "Achava que era uma falha da minha trajetória nunca ter feito uma novela dele e agora surgiu a oportunidade através da adaptação do Bruno Luperi [neto do autor]", diz.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas