Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Fox News trata centro-americanos como 'países mexicanos'

Canal, que se desculpou, elogiava corte de ajuda anunciado por Trump para El Salvador, Guatemala e Honduras

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Fox & Friends, visto e privilegiado por Donald Trump, como reportado na New Yorker, debatia na manhã deste domingo (31) a decisão do presidente americano de cortar a ajuda para três países centro-americanos, El Salvador, Guatemala e Honduras.

Na barra de informações (acima, flagrada pelo perfil de Twitter BadFoxGraphics), "Trump corta ajuda dos EUA para três países mexicanos". Posteriormente, no programa, um dos apresentadores corrigiu e disse: "Pedimos desculpas pelo erro. Ele nunca deveria ter acontecido".

Em mídia social, inclusive página de discussão no Reddit, e na concorrente CNN, com o "choque" do colunista de mídia Brian Stelter, o erro já era visto, entre outras coisas, como comprovação do preconceito do canal Fox News em sua cobertura de latino-americanos.

HIJAB E A CONSTITUIÇÃO AMERICANA

A ex-juíza e apresentadora da Fox News Jeanine Pirro voltou ao ar após suspensão pelo canal e foi festejada pelo advogado de Trump, Rudolph Giuliani, primeiro entrevistado em seu retorno, no sábado.

"É uma honra estar com você novamente", afirmou ele. "Você é uma cruzada pela justiça." O próprio Trump havia tuitado dias antes em defesa de Pirro. 

A suspensão, inusitada para um canal como a Fox News, se deveu à menção da apresentadora à parlamentar muçulmana Ilhan Omar, sugerindo que sua religião e o próprio uso do hijab seriam "antitéticos", contrários, à Constituição americana.

De sua parte, Ilhan Omar foi entrevistada pela Vogue Arabia e declarou que, para ela, "o hijab significa poder, liberação, beleza e resistência":

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas